Seu bichinho está sofrendo? Este app identifica o nível de dor de animais
Seu cão ou gato anda mais quieto ultimamente e você suspeita que ele deve estar sentindo alguma dor. Mas como conseguir identificar o nível da dor e saber se é necessário algum medicamento já que é impossível se comunicar com esses animais? Foi pensando nisso que pesquisadores brasileiros da Unesp desenvolveram um aplicativo capaz de avaliar o nível da dor nos animais.
Batizado de VetPain, o app é capaz de avaliar o grau de dor sentida pelo bichinho. Para isso, basta que o tutor informe algumas condições do animal, e o app informa o nível de desconforto bom base em escalas criadas por veterinários. Há escalas para pets (cães, gatos e coelhos), animais de produção (ovinos, bovinos, suínos), equídeos (equinos e asininos) e animais de pesquisa (coelhos, ratos e camundongos).
Como os animais não podem se expressar verbalmente, a forma mais fácil de identificarmos a dor é por meio dos seus comportamentos
Stelio Pacca Loureiro Luna, professor de medicina veterinária e zootecnia da Unesp
Coordenador dos estudos, Luna informa que a ferramenta, contudo, não traz informações sobre medicamentos. O objetivo é apenas identificar o nível da dor e, na sequência, levar o animal até um médico veterinário para complementar a avaliação.
De acordo com o professor, o objetivo do aplicativo é popularizar a identificação da dor em animais junto ao público e a profissionais especializados. A dor é a principal causa do sofrimento animal e o acesso a essas informações facilita o tratamento.
Há plena evidência científica que os animais sofrem dor tanto quanto o ser humano. Além do ponto de vista ético, a dor interfere na qualidade de vida e deteriora a produtividade de animais de produção
O aplicativo está disponível só para Android. A versão para iOS ainda está em desenvolvimento. Também é possível fazer avaliações por meio do site www.animalpain.org.
Como funciona?
As escalas utilizadas para avaliar o nível da dor nos animais são feitas a partir de avaliações de veterinários. O levantamento é baseado no comportamento geral dos animais em diversas situações, seja em casa, antes de cirurgias, no pós-operatório ou depois da aplicação medicamentosa.
De acordo com Luna, os pesquisadores filmam os animais de forma exaustiva —cerca de 700 horas de vídeo— e descrevem minuciosamente o comportamento. "As condutas mais significativas para o quesito da dor em cada espécie são transformadas em vídeos curtos, de poucos segundos, e passam a integrar a escala", explica.
Os resultados variam de acordo com a espécie avaliada. Para os cães, o valor da pontuação varia de 0 (ausência de dor) a 18 pontos (dor máxima). Já para gatos, a avaliação vai de 0 a 30 pontos.
"Após uma profunda análise estatística selecionamos quais comportamentos são os mais importantes para detectar a dor e criamos as escalas, que são testadas em situações clínicas para confirmar suas eficácias", explica.
Segundo Luna, o nível de exatidão para identificar a dor por meio das escalas criadas é acima de 90%.O professor acrescenta que os estudos foram aprovados por comissões de ética e estão de acordo com a legislação nacional e internacional de cuidados com o bem-estar animal.
Quem pode - e quando deve - usar?
O Vetpain foi desenvolvido inicialmente para o uso de médicos veterinários, mas o professor explica que atualmente qualquer tutor pode utilizar em seus animais.
Contudo, o professor ressalta a importância de não medicar os animais sem orientação. Isso poderia piorar o caso ou desencadear outras situações. Além de realizar a avaliação, o aplicativo também armazena os resultados das avaliações para acompanhamento futuro tanto do usuário quanto do médico veterinário.
Segundo o especialista, o app deve ser utilizado sempre que o tutor observar alguma alteração no comportamento do animal, como perder o apetite, assumir posturas diferentes, como arquear as costas, e apresentar dificuldades de locomoção.
Como fazer a avaliação?
- Ao baixar o aplicativo, o tutor deve:
- Fazer um cadastro: basta informar nome completo, idade e e-mail;
- Indicar a espécie do animal a ser avaliado;
- Fazer o tutorial: no primeiro uso, o indicado é entender como o app funciona; é só clicar no botão "Aprenda a usar a escala"
- Avaliar o animal: ao pressionar o botão "Avalie a dor/sedação do seu animal", o usuário terá de cadastrar o bicho (nome, sexo e data de nascimento); depois disso, é só preencher um questionário, respondendo uma série de perguntas antes de obter um score.
Stelio Pacca Loureiro Luna também criou um vídeo e disponibilizou no YouTube com um passo a passo sobre como fazer a avaliação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.