Como ter mais seguidores no Instagram? Ex-funcionária viraliza com dicas
A ex-funcionária do Instagram Jackie Candelaria, 31, tem viralizado no TikTok com uma série de vídeos focados em dicas para quem quer aumentar seguidores e engajamento na "rede vizinha", especialmente através dos vídeos curtos. Até o momento ela soma mais de 130 mil seguidores.
Jackie, que trabalhou no grupo Meta (dono do Facebook e Instagram) durante oito anos, fazia parte da liderança do time que gerenciou o lançamento do Reels, em 2020, segundo informações de seu LinkedIn. A ferramenta surgiu com o intuito de competir com o rival TikTok. Jackie deixou o Instagram em novembro do ano passado.
Em seu primeiro vídeo, ela avisa que suas dicas para bombar no Instagram não se limitam a fórmulas prontas:
"Meu trabalho era literalmente ensinar pessoas a como usar o Instagram, ter sucesso e crescer sua audiência. Eu conheço muito sobre Instagram, especialmente sobre Reels. E agora eu vou dividir todas as informações com vocês no TikTok", disse num vídeo que tem quase três milhões de visualizações e mais de 149 mil curtidas.
Já em sua segunda publicação, ela afirma que a maioria das pessoas não sabe usar o reels e aproveitam o conteúdo gravado no TikTok para subir no Instagram.
Errado. A estratégia diminui a distribuição do vídeo na plataforma de Zuckerberg, porque os algoritmos fazem a leitura da marca d'água da rede vizinha.
Candelaria elogia também o algoritmo da rede chinesa, que ela chama de "assustadoramente rápido".
"Não espere que o comportamento do seu reels seja exatamente igual ao do TikTok. São ecossistemas diferentes", alerta.
Durante o tempo em que atuou na Meta, a profissional esteve nos cargos de Strategic Partnerships (Parcerias Estratégicas) e Product Marketing Manager (Gerente de Marketing de Produto). Sua performance lhe rendeu o título de Forbes Under 30, em 2021.
Mais dicas
- Crie conteúdo original para o Instagram, se possível diretamente editado na plataforma.
- Seja paciente e confiante no seu reels. Não o delete se o vídeo não se tornar viral imediatamente. O algoritmo precisa aprender sobre o conteúdo.
- Use de 3 a 10 hashtags e legendas para explicar ao algoritmo sobre o que é seu conteúdo. Quanto mais específico, melhor.
- Mantenha sua conta pública.
- Siga as diretrizes de conteúdo da plataforma e não tente promover discurso de ódio, polêmicas, conteúdo sensível, nudez ou qualquer outro que a rede considere impróprio.
- Esse tipo de conteúdo até consegue ser publicado mas ele não aparece na área "Explorar" do Instagram.
- Conteúdo de entretenimento, que fazem as pessoas rirem, são bem-vindos.
- Grave os vídeos curtos de no máximo 45 segundos, na vertical, sem bordas ou margens e sempre em alta resolução.
- Não coloque muito texto na tela.
- Cuidado para a imagem não sair embaçada.
- Tente fisgar seu público nos primeiros três segundos.
- Compartilhe o reels no feed e nos stories.
- Confira se sua conta está disponível para recomendação. Para isso, vá em Configurações - Conta - Status da Conta.
- Crie uma comunidade, publique de forma sistemática e crie conteúdo autêntico.
A ex-funcionária do Instagram aproveitou os virais para divulgar um curso sobre como crescer na plataforma no Instagram. Seguidores da rede vizinha que usarem o cupom "TIKTOK" ainda ganham desconto — uma ironia, no mínimo, entre os rivais.
Apesar do sucesso do seu conteúdo na rede chinesa, o seu perfil no Instagram é bem mais modesto, contando com menos de três mil seguidores (diante dos mais de 130 mil no TikTok).
A sua última postagem, publicada no dia 24 de janeiro, é um relato de despedida, onde ela compartilha um álbum de fotos durante sua passagem pelo Instagram - incluindo uma ao lado de Zuckerberg - e um texto com palavras de agradecimento pelos oito anos de experiência na rede.
Em nenhum momento, Candelaria contou o motivo de sua saída do Instagram. Ela diz apenas que está recarregando as baterias para "trabalhar em algo que eu sempre quis fazer. Vou compartilhar mais sobre isso muito em breve. :)"
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.