Aumenta e diminui: Motorola mostra celular com tela 'enrolável'; veja
Os celulares dobráveis já são uma realidade, apesar de ainda serem caros e não serem tão populares. No entanto, agora a indústria já está de olho em celulares retráteis, que podem aumentar ou reduzir o tamanho da tela conforme a conveniência.
Antes do início do Mobile World Congress 2023, maior evento de tecnologia móvel do mundo (realizado em Barcelona entre 27 de fevereiro e 2 de março), a Motorola mostrou um protótipo de um celular Android com tecnologia rollable ("enrolável") com exclusividade a Tilt neste domingo (26).
Como funciona
O celular conta com uma parte da tela que fica "enrolada" na parte de trás do telefone, e ela só é esticada em duas condições:
- quando você quiser aumentá-la ou
- quando um conteúdo exige uma tela maior.
Caso você queira, por exemplo, ver mais detalhes da previsão de tempo, basta dar um duplo toque num botão na lateral, e a tela aumenta automaticamente.
O celular pode também aumentar a tela conforme o uso. Se você estiver vendo um vídeo no YouTube e quiser alternar do modo retrato para paisagem, basta inclinar e tela é "esticada" sem a necessidade de executar algum comando.
Ainda é uma prova de conceito (não é um produto pronto), mesmo assim no nosso rápido contato com ele, deu para perceber que ele proporciona uma experiência mais fluída que celulares dobráveis. Pessoalmente, não gosto da ideia de um aparelho que é dobrável com uma dobradiça no meio — como acontece com Moto Razr ou os dobráveis da Samsung, Z Flip e Z Fold.
Sem contar que este celular "enrolável" é mais compacto, então cabe mais fácil no bolso. O único porém é que dá certo medo em derrubá-lo no chão com a tela aberta — se nas telas convencionais isso já ocorre, imagine em uma que pode aumentar ou diminuir.
Próxima geração?
As telas retráteis não são uma exclusividade da Motorola. Durante a CES 2023, feira de tecnologia realizada em Las Vegas, a Samsung mostrou uma série de protótipos de displays de celulares e tablets com telas que aumentam, quando a pessoa quiser ou um conteúdo exigir um espaço maior.
Ainda não há previsão para que o protótipo da Motorola ou os apresentados pela Samsung no início do ano cheguem ao mercado. No entanto, há um sinal claro de que as fabricantes estão explorando novos formatos de celulares para atrair novos consumidores e incentivar novas experiências de uso do telefone.
*A jornalista viajou a convite da Huawei
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.