Windows 11 ganha integração com iPhone e Bing com IA em nova atualização
Uma nova atualização que chega ao Windows 11 a partir desta terça-feira (28) permitirá que o sistema tenha uma melhor integração com o iPhone e que a busca do Bing seja feita com inteligência artificial.
[A ideia é] entrar na nova era da IA e reinventar a maneira como as coisas são feitas [nos computadores pessoais]
Panos Panay, chefe de produto da Microsoft
Para instalar os recursos, basta acessar a função Windows Update, que faz a atualização de forma automática. Segundo Panay, as atualizações da versão mais recente do sistema operacional lançado em 2021 foram testadas em 169 países. Sistema operacional mais utilizado do mundo em computadores, o Windows está presente em 75% destes equipamentos, de acordo com dados da empresa de análise de tráfego web StatCounter.
Integração com o iPhone (e melhorias para Android)
A integração do Windows com o iPhone sempre foi um tabu, já que o smartphone é da Apple, grande concorrente da Microsoft em sistemas operacionais para desktop. Agora, porém, essa barreira foi derrubada: com a integração entre Windows e iPhone, será possível fazer direto de um computador que rode o sistema da Microsoft:
- atender chamadas;
- enviar mensagens pelo computador;
- receber notificações enviadas para o smartphone;
- acessar no aplicativo de fotos do Windows as imagens do iPhone.
O pareamento entre computador e celular será feito por Bluetooth, informa a Microsoft.
Para celulares Android, sistema operacional do Google, essa integração já existia. Mas ela será melhorada, ao menos para smartphones Samsung. Segundo Panay, bastará um clique para fazer a conexão, desde que computador e celular estejam na mesma rede de wi-fi. Outro novidade é a possibilidade de transferir a navegação no celular Samsung para o computador.
Bing com IA
Na onda do ChatGPT, o Bing, sistema de buscas da Microsoft, agora é alimentado por inteligência artificial. A Microsoft promete que ele será capaz de conversar, responder perguntas e gerar conteúdo, diretamente da barra de tarefas do Windows, na parte inferior da tela.
Para exemplificar a importância dada pela empresa ao Bing, Panos Panay, de origem grega, disse que está usando a barra de buscas para facilitar a comunicação entre seus filhos e o avô delas, seu pai, no idioma grego.
Desde que foi lançado no final do ano passado, o do ChatGPT tem gerado discussões sobre o futuro das buscas na internet. O Google, por exemplo, tem acelerado testes para incluir robôs de conversação na sua página de busca. O novo recurso do Windows 11 parece ir no mesmo caminho.
Ajustes para videochamadas
Outra nova função é a inclusão do Windows Studio Effects diretamente na barra de ferramentas. Lançado no ano passado, o programa faz ajuste de áudio e vídeo rápidos em videochamadas, com a possibilidade de aplicar filtros e efeitos visuais, além de borrar o fundo.
Também é possível ver uma prévia do vídeo de uma reunião do Teams na barra de ferramentas. Nesta mesma janela, é possível acessar todas as conversas via programa de produtividade do Office.
Outras das novidades é a tela de Widgets, que passará a contar com apps como Xbox Game Pass, Spotify e das redes sociais da Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp). Para acessá-los, bastará clicar no ícone de previsão do tempo. Haverá ainda recomendações para reduzir o uso de energia do computador — por exemplo, reduzir o brilho da tela. A ideia dessa última nova função é diminuir a pegada de carbono pessoal de cada um.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.