Topo

Nasa monitora asteroide que tem pequenas chances de atingir a Terra em 2046

O asteroide tem o tamanho aproximado de uma piscina olímpica - Reprodução/ Twitter/ NASA Asteroid Watch
O asteroide tem o tamanho aproximado de uma piscina olímpica Imagem: Reprodução/ Twitter/ NASA Asteroid Watch

Colaboração para o Tilt, em São Paulo

10/03/2023 15h47

Um novo asteroide rastreado pela NASA tem uma pequena chance de atingir a Terra em 23 anos. A previsão está estipulada para 14 de fevereiro de 2046, data em que se comemora o dia dos namorados em países da América do Norte, Ásia e parte da Europa.

Denominado "2023 DW", o asteroide tem uma chance em 625 de colidir com o nosso planeta. Embora a rocha espacial seja a única na lista de risco da Nasa, ela foi classificada como 1 em 10 na escala de Torino. Isso significa que a probabilidade de colisão é extremamente baixa, sem motivo para atenção ou preocupação do público.

Funcionários da NASA, entretanto, alertam que as chances podem mudar à medida que os cientistas coletarem mais informações e realizam outras análises sobre o 2023 DW.

"Muitas vezes, quando novos objetos são descobertos, são necessárias várias semanas de coleta de dados para prever adequadamente sua órbita dos anos no futuro", explica a NASA Asteroid Watch no Twitter.

O asteroide, que mede aproximadamente 50 metros de diâmetro — o tamanho de uma piscina olímpica —, foi visto pela primeira vez em fevereiro deste ano. Ele viaja a cerca de 25 km por segundo, a uma distância de mais de 18 milhões de km da Terra e completa uma volta ao redor do sol a cada 271 dias.