Foguete sul-coreano é lançado da base de Alcântara, no Maranhão; veja
Um foguete não-tripulado da Coreia do Sul foi lançado da base de Alcântara, no Maranhão, durante este fim de semana.
O que aconteceu?
- Este foi o 500º voo do Centro de Alcântara, mas o primeiro de uma empresa privada internacional. Para a FAB (Força Aérea Brasileira), o lançamento bem-sucedido marca um novo capítulo do programa espacial brasileiro.
- FAB não respondeu o que a aeronave transportava ao espaço. Questionada pela reportagem, a FAB disse apenas que a "carga útil continha um sistema de navegação brasileiro".
- Chamado de HANBIT-TLV, o foguete pode chegar a 4.600 km/h de velocidade. Ele mede 16,5 metros de comprimento, pesa 8,4 toneladas e pode alcançar altitude máxima de 100 km de altura.
- Lançamento foi custeado por empresa coreana. As despesas com o foguete e logística ficaram a cargo da empresa Innospace, que contratou a tecnologia nacional de lançamento.
- Menos impacto ambiental e propulsão híbrida. Segundo a FAB, os gases emitidos no lançamento se dissipam rapidamente na atmosfera durante o voo. O foguete usa motores de propulsão híbrida, com combustíveis à base de oxigênio líquido e uma mistura de parafinas, um sistema mais barato e mais rápido de produzir.
- FAB quer mais lançamentos do tipo. "Poderemos ter diversas operações comerciais, a partir do CEA [Centro Espacial de Alcântara]", disse o diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da FAB, tenente-brigadeiro do ar Maurício de Medeiros. "Esse lançamento e parcerias futuras trarão uma série de benefícios, pois são receitas que vêm para o município de Alcântara, para o estado do Maranhão e para o Brasil".
Veja imagens:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.