Topo

Flipper Zero: como aparelho feito para segurança pode virar arma de hackers

Flipper Zero, dispositivo desenvolvido para interagir com sistema sem fio de controle de acesso - Divulgação
Flipper Zero, dispositivo desenvolvido para interagir com sistema sem fio de controle de acesso Imagem: Divulgação

De Tilt

23/03/2023 04h00Atualizada em 23/03/2023 12h59

Um equipamento que foi feito para ser usado como um reforço para a segurança cibernética virou problema, a ponto de a Anatel se unir à Receita Federal para impedir sua importação. O Flipper Zero ficou popular após vídeos viralizarem no TikTok mostrando a clonagem de controles remoto de portões eletrônicos, sistemas de segurança residenciais e chaves de carro, entre outros.

Um dos motivos para gerar alerta é a possibilidade de o equipamento virar uma arma na mão de hackers e ser usado por demais criminosos.

O que é o Flipper Zero?

  • Foi desenvolvido para aperfeiçoar os testes de penetração em sistemas, também conhecidos como "pentesting".
  • O "pentesting" é uma etapa do trabalho de deixar redes mais seguras: colocar sistemas conectados à prova para identificar vulnerabilidade e corrigi-las.
  • O Flipper Zero é um aparelho capaz de interagir com sinais de radiofrequência, como NFC, RFID, infravermelho e Bluetooth
  • O sistema acaba permitindo clonar crachás e abrir fechaduras eletrônicas.
  • Pequeno, o aparelho pode ser escondido numa mão e passar despercebido. Por isso, ele foi usado em pegadinhas em redes sociais, alertando especialistas em cibersegurança.
  • Foi criado em 2020, a partir de um financiamento coletivo

Os problemas

  • Objeto de desejo de hackers. A capacidade de emitir e identificar radiofrequências de curta distância pode transformar o equipamento em um risco
  • O dispositivo é "open source", seu código aberto pode ser aprimorado de forma colaborativa. Isso não exclui criminosos.
  • Problema pode ser o "outro". Especialistas como Hiago Kin, presidente da Associação Brasileira de Segurança Cibernética, apontam que o problema não é necessariamente o Flipper Zero, mas a fragilidade dos dispositivos que podem ser driblados por ele.

Anatel: contra

Se a cópia for realizada sem o consentimento do proprietário do dispositivo copiado, esta ação pode resultar em prejuízos pessoais e financeiros. Anatel

Organização dos EUA: a favor

A proibição de ferramentas comerciais só tornará os sistemas de segurança mais vulneráveis ao limitar o acesso daqueles que trabalham para proteger esses sistemas. Electronic Frontier Foundation (EFF), organização de defesa dos direitos digitais nos EUA

O que a Flipper diz?

A empresa diz em seu site apenas que o Flipper Zero é uma "multi-ferramenta portátil, em formato de brinquedo, de código aberto e personalizável".

*Com reportagem de Aurélio Araújo