Topo

Vídeo mostra momento de colisão entre nave da Nasa e asteroide; assista

Colaboração para Tilt, em Brasília

27/03/2023 16h32Atualizada em 28/03/2023 09h40

O Observatório Europeu do Sul divulgou um vídeo com imagens do momento em que a sonda Dart (sigla inglesa para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo) colidiu contra um objeto espacial com o objetivo deliberado de alterar sua órbita.

O que aconteceu:

  • A colisão ocorreu em setembro de 2022, mas a imagem foi divulgada em março deste ano. O Telescópio Espacial Hubble registrou uma série de fotos do momento em que a nave atingiu o asteroide Dimorphos, como primeiro teste de um sistema de defesa planetária.
  • A missão de defesa planetária foi lançada em novembro de 2021, ao custo de US$ 324 milhões. Durante sua aproximação final, antes de colidir com o asteroide Dimorfo, a espaçonave se conduziu de forma automática, guiada pelas imagens da câmera Draco, o único instrumento embarcado.
  • De acordo com a agência espacial dos Estados Unidos, a nave bateu de frente com o asteroide a uma velocidade de 13.000 milhas por hora. O valor equivale a 20.922 km/h. A missão explodiu mais de 1.000 toneladas de poeira e rocha.
  • O Dimorfo é um asteroide-lua com cerca de 160 metros de diâmetro que orbita outro asteroide maior, o Dídimo, de 780 metros. O conjunto gira ao redor do Sol num percurso que se aproxima bastante dos trajetos que Terra e Marte fazem em suas órbitas solares.
  • A estratégia de deflexão adotada na missão é conhecida como "impacto cinético". Resume-se em colidir contra o objeto e, com isso, alterar sutilmente sua velocidade orbital.
  • Detalhes sobre a superfície do asteroide devem ser divulgados a partir de 2024, na missão Hera. "Sabemos agora que temos uma técnica viável para potencialmente prevenir o impacto de um asteroide se um dia precisarmos", disse o cientista Terik Daly, líder de um dos estudos publicados na revista Nature sobre a missão.