Nasa revela astronautas que vão à Lua na missão Artemis 2; assista ao vivo
Nesta segunda-feira (3), a Nasa vai revelar os quatro astronautas da missão Artemis 2, que partirá em uma viagem ao redor da Lua no ano que vem.
O anúncio será feito na base Ellington Field, nas proximidades do Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas. Tudo será transmitido nos canais da agência espacial, a partir do meio-dia (horário de Brasília).
Há quase 50 candidatos, e até agora só sabemos que serão escolhidos três astronautas dos Estados Unidos e um do Canadá — que garantiu seu assento após desenvolver um moderno braço robótico para o programa de exploração lunar.
Após um primeiro lançamento não tripulado para testar os sistemas, no ano passado, esta segunda missão ainda não irá pousar na Lua — isso só deve ocorrer na Artemis 3, no ano seguinte. Mesmo assim, é histórica: faz mais de 50 anos que nenhum ser humano sequer chega perto de nosso satélite.
Acompanhe a revelação ao vivo:
Primeira mulher na Lua
A Artemis 2 está prevista para ser lançada em novembro de 2024. Será o primeiro voo com astronautas a bordo da cápsula Orion, impulsionada pelo enorme foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial).
Eles farão "apenas" um sobrevoo de dez dias, dando algumas voltas na Lua e chegando até seu lado oculto, a cerca de 400 mil quilômetros da Terra — o mais distante no espaço profundo que qualquer ser humano já foi.
Em 2025, finalmente, o objetivo da Artemis 3 é "alunissar" (aterrissar na Lua) e desembarcar a tripulação no polo Sul, um local diferente e mais desafiador do que os visitados durante as missões Apollo. Nenhuma pessoa, nem sequer uma missão robótica, já pousou lá.
Mas ainda é preciso desenvolver um sistema de pouso para isso; o plano é usar a nave Starship, da SpaceX, que ainda está em fase de testes. Também são necessários novos trajes espaciais, que garantam maior proteção contra o inóspito ambiente lunar — um protótipo foi apresentado em uma polêmica versão preta.
A última vez que alguém pisou na Lua foi em dezembro de 1972, na Apollo 17, viagem final do icônico programa que levou um total de 12 astronautas (todos homens brancos) para o solo lunar.
A Nasa garante que a Artemis 3 vai incluir a primeira mulher e a primeira pessoa "não branca" (negra, indígena ou latina) a caminhar em nosso satélite.
Da Lua a Marte
Se bem-sucedido e com verbas, a etapa seguinte do programa Artemis é instalar o "Lunar Gateway", uma pequena estação espacial que orbitaria nosso satélite e serviria de ponto de apoio para missões — o braço robótico desenvolvido pela agência espacial canadense (CSA) será usado aqui.
Em parceria com outras agências empresas privadas, como a SpaceX, a Nasa também pretende estabelecer uma base em solo lunar para presença humana constante.
O grande plano futuro é que a Lua possa servir de entreposto para viagens mais longas pelo Sistema Solar, em especial a Marte — que, segundo as previsões mais otimistas, devem começar no fim da década de 2030.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.