Topo

Nasa anuncia mulher e negro pela 1ª vez em missão à Lua

Do UOL, em São Paulo

03/04/2023 12h26Atualizada em 03/04/2023 20h08

A Nasa anunciou hoje (3) a tripulação que vai viajar à Lua em 2024 na missão Artemis 2. Os escolhidos foram:

  • Christina H. Koch: primeira mulher em uma missão lunar. Engenheira, bateu recorde de voo espacial mais longo de uma mulher, totalizando 328 dias no espaço, e de mais tempo sozinha em órbita, durante 288 dias.
  • Victor J. Glover: primeiro negro em missão à Lua. Piloto experiente da Marinha, sua primeira viagem para fora da Terra durou 168 dias. Participou de quatro caminhadas fora da Estação Espacial Internacional (ISS).
  • Reid G. Wiseman: o comandante. Será a sua segunda ida ao espaço depois de 10 anos. Ele ficou 165 dias na ISS.
  • Jeremy Hansen: será seu primeiro voo para fora da Terra. Canadense, é coronel das Forças Armadas do país e mestre em física.

Saiba mais sobre eles.

O que aconteceu?

O anúncio foi feito pela agência norte-americana na base Ellington Field, em Houston, no Texas.

A viagem vai ser feita no ano que vem, após o sucesso da missão Artemis 1. Em 2022, essa operação levou a cápsula Orion à órbita lunar, mas sem astronautas a bordo.

A previsão é que a viagem dure 10 dias, chegando ao lado oculto da Lua.

Christina será a primeira mulher a sair da Terra em uma missão lunar. Glover, o primeiro negro. Hansen é canadense e os outros três tripulantes são dos EUA.

Por que isso importa?

A humanidade voltará à Lua após mais de 50 anos. Esta será primeira vez que o ser humano vai chegar tão próximo do satélite terrestre desde a Apollo 17, que pousou na superfície lunar em dezembro de 1972.

O célebre programa da Nasa levou um total de 12 astronautas para caminhar na Lua entre 1969 e 1972. Todos eram homens brancos.