Topo

Twitter troca pássaro azul por símbolo de criptomoeda preferida de Musk

Twitter troca o passarinho azul, símbolo da empresa, pelo logo do dogecoin, a criptomoeda favorita de Elon Musk, dono da rede social - Reprodução
Twitter troca o passarinho azul, símbolo da empresa, pelo logo do dogecoin, a criptomoeda favorita de Elon Musk, dono da rede social Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

03/04/2023 15h45Atualizada em 03/04/2023 19h56

O Twitter hoje perdeu o característico pássaro azul e o trocou pela imagem de um cachorro, símbolo da criptomoeda Dogecoin (veja abaixo).

O que aconteceu:

Usuários notaram a mudança do logotipo.

O cachorro é o mesmo logotipo usado para a criptomoeda Dogecoin.

Elon Musk é um dos grandes apoiadores da criptomoeda. A Tesla, de Musk, aceita a moeda como pagamento.

Musk também é dono do Twitter e tem implementado mudanças na rede social.

O Twitter e Musk não se pronunciaram sobre a mudança de logotipo.

No último fim de semana, os selos de verificação foram removidos das contas e, agora, poderão ser adquiridos apenas após um pagamento. A determinação é de Musk.

Twitter trocou o pássaro azul por cachorro de bitcoin - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Twitter trocou pássaro azul por cachorro de bitcoin
Imagem: Reprodução/Twitter

A alteração no visual da rede social pode ter relação com um processo envolvendo Elon Musk e investidores de Dogecoin.

Nesta sexta-feira (31), Musk pediu à Justiça para encerrar uma ação judicial de US$ 258 bilhões movido contra. Um investidor alega que Musk prejudicou investidores da Dogecoin e manipulou o mercado com tuítes enganosos, segundo a agência Reuters.

O processo foi movido em maio de 2021 pelo investidor em nome de todos os compradores da Dogecoin entre fevereiro e maio de 2021. Ele alega que os tuítes de Musk sobre a Dogecoin, incluindo a afirmação de que ele seria o "Dogefather", foram enganosos e causaram danos financeiros.

Na moção para encerrar o caso, Musk argumentou que as mensagens eram simplesmente piadas e que ele não tinha a intenção de manipular o mercado. Ele também argumentou que o investidor não tem legitimidade para processá-lo em nome de todos os compradores da Dogecoin.

Não há nada de ilegal em tuitar palavras de apoio ou imagens engraçadas sobre uma criptomoeda legítima que continua a deter um valor de mercado de quase US$ 10 bilhões (...) Este tribunal deve acabar com a fantasia dos queixosos e rejeitar a queixa
advogados de Musk

O caso ainda não foi resolvido, e um juiz ainda não emitiu uma decisão sobre a moção de Musk para encerrá-lo. Se o caso prosseguir, ele pode ter implicações significativas para a criptomoeda Dogecoin e para o uso das redes sociais por parte de figuras públicas para influenciar o mercado financeiro.