Topo

Celular perdido: o que fazer para encontrar o dono e conseguir devolver?

Martin Ivanov-Marten/iStock
Imagem: Martin Ivanov-Marten/iStock

Rafael Souza

Colaboração para Tilt, de São Luís (MA)

07/04/2023 04h00

O Android e o sistema operacional do iPhone contam com uma série de funções para ajudar uma pessoa a recuperar o celular em caso de perda.

Além do tradicional rastreio da localização do dispositivo, alguns modelos permitem, por exemplo, deixar uma mensagem cadastrada informando o email e número de telefone do proprietário. Assim quem encontrar o telefone terá um meio rápido para combinar a devolução.

Conheça a seguir diferentes formas para achar os donos de smartphones perdidos.

1. Celular ligado e bateria cheia

Dica meio óbvia, mas alguns podem se esquecer de manter o aparelho ligado. Mantenha também o celular com a bateria recarregada se for possível.

A pessoa que perdeu provavelmente tentará ligar para o próprio telefone.

2. Verifique os contatos de emergência

O Android e o iOS (do iPhone) possuem a função de cadastro de contatos de emergência. Geralmente, o número de telefone de parentes ou pessoas muito próximas é usado.

Caso alguém ache o celular, é possível ter acesso a esses dados, mesmo que a tela esteja bloqueada por senha. A única condição é que a pessoa proprietária tenha salvo os números antes de perder o aparelho.

Para encontrar os números no Android:

  1. Na tela de bloqueio, deslize o dedo para cima.
  2. O painel exibirá números para uma eventual ligação. Logo abaixo (ou na parte superior no caso de algumas marcas) aparecerá também a opção "Chamada de emergência'.
  3. Selecione o item. O nome associado ao telefone (geralmente da pessoa proprietária) será exibido. Logo abaixo você verá uma lista de opções de telefones (como o da polícia).
  4. Se um contato de emergência tiver sido cadastrado anteriormente, ele aparecerá nessa parte. Caso tenha é só clicar e confirmar a ligação para a pessoa.

OBS: Os passos acima podem sofrer ligeiras modificações conforme o modelo de celular com o Android. Contudo, as orientações costumam ser parecidas.

Informações médicas no Android

Seguindo os mesmos passos acima, é possível também acessar dados de saúde associados ao proprietário do telefone. Verifique se existe algum outro número ou nome dentro do item "Ver informações Médicas".

SOS de emergência no iPhone

  • Mantenha o botão lateral e um dos botões de volume pressionados simultaneamente até que os controles deslizantes apareçam. No meio da tela aparecerá o item "Ficha Médica".
  • Deslize o dedo da esquerda para a direita.
  • Uma tela com variadas informações será exibida. Veja se existe algum telefone cadastrado dentro de "Contatos de Emergência". Caso tenha, só selecionar e o iPhone fará a ligação.
  • iPhone mais modernos também podem enviar a localização atual do aparelho (se disponível).

Dados médicos cadastrados no celular (iPhone e Android) podem ajudar em caso de acidente. É possível cadastrar tipo sanguíneo, alergias, peso e altura.

3. Assistente Siri do iPhone pode ajudar

Se a Siri, assistente de voz da Apple, estiver habilitada, você pode perguntar: "E aí, Siri. De quem é o iPhone?"

Dependendo dos ajustes de segurança e privacidade configurados pelo usuário, é possível que o telefone exiba informações como nome da pessoa (em alguns casos, até o email, contatos de redes sociais, etc)

OBS: A Siri precisa de uma conexão com a internet para funcionar. Se os dados móveis estiverem desativados no iPhone perdido, você pode ativar pedindo à Siri para "Ativar dados móveis" ou usar o Centro de Controle.

Para abrir na tela de bloqueio:

  1. Deslize para baixo no canto superior direito (iPhone X e posterior) ou deslize de baixo para cima na tela (no iPhone 8 e anteriores)
  2. Toque no ícone que se parece com uma torre móvel para ativar os dados móveis

Outras dicas gerais

  • Por meio do sistema de rastreio de localização, o Android e o iPhone permitem que a pessoa ative um sinal sonoro em seu telefone. Por isso não se assuste se ele começar a apitar.
  • Esse recurso também permite que uma mensagem apareça na tela de bloqueio no celular perdido. Fique de olho nisso.
  • Se possível, insira o chip do telefone perdido em outro aparelho. Se houver alguns contatos salvos na memória do chip, basta ligar para eles e explicar que encontrou o aparelho.