Espiral misteriosa surge em aurora boreal no Alasca - e a culpa é da SpaceX
Um fotógrafo captou um fenômeno incomum no céu do Alasca (EUA) no sábado (15). Nas imagens de Todd Salat é possível ver, além da aurora boreal, uma espiral brilhante e misteriosa.
O que causou fenômeno?
Missão da SpaceX explica. Por mais impressionante e assustadora que a espiral no céu possa parecer, ela não tem nada de sobrenatural. O clarão, provavelmente, foi causado pela ação dos propulsores de um foguete lançado na Califórnia cerca de três horas antes dos registros.
Don Hampton, professor do Instituto Geofísico Fairbanks da Universidade do Alasca, esclareceu o acontecimento à Associated Press: "O vapor de água no escapamento do motor congela e capta a luz solar de alta altitude, criando essa galáxia espiral. Ele passou sobre o Alasca, atordoando muitos observadores noturnos."
O foguete era um Falcon 9;
Ele tem 70 m de altura, 3,7 m de diâmetro e pesa 549.054 kg;
Missão foi lançada da Base da Força Espacial de Vandenberg, ao norte de Los Angeles, pouco antes da meia-noite de sexta-feira (14);
Foguete levou 51 satélites diversos à órbita.
"Sentimento do desconhecido"
O fotógrafo Todd Salat relatou ao Anchorage Daily News que "não tinha absolutamente nenhuma ideia do que eram" as luzes. Em publicação no Facebook, ele também disse que gostou do "sentimento do desconhecido" ao registrar o momento.
Diria que esta foi talvez a coisa mais bizarra que já vi na minha vida.
Todd Salat, fotógrafo
A quilômetros de distância, no noroeste do Alasca, Elizabeth Withnall teve uma visão semelhante. Ela também relatou a experiência em post nas redes sociais. "Eu sempre vejo coisas estranhas no céu, mas isso foi insano", escreveu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.