Topo

Existem games de amor e podemos provar que Lula está errado; veja 10 deles

Super Mario é um clássico da Nintendo em que o protagonista precisa salvar a Princesa Peach - Divulgação/Nintendo
Super Mario é um clássico da Nintendo em que o protagonista precisa salvar a Princesa Peach Imagem: Divulgação/Nintendo

Gabriel Dias

Colaboração para Tilt

19/04/2023 15h39Atualizada em 20/04/2023 16h50

O presidente Lula (PT) causou polêmica ao dizer que os videogames ensinam a "molecada a matar" e que "não tem game falando de amor".

Mas, ao contrário do que pensa o chefe do Executivo, os games não são apenas sobre violência e comportamentos agressivos.

Ao longo da história, os fãs puderam conhecer no mundo dos videogames, algumas histórias envolventes sobre lembranças, amor e virtudes.

Desde os grandes clássicos dos games, até a nova geração, existem várias opções de jogos capazes de ensinar verdadeiras lições de vida.

Confira a seguir dez jogos em que matar não é o objetivo:

Super Mario Bros

Mario - Divulgação/Illumination - Divulgação/Illumination
Super Mario Bros está em cartaz nos cinemas.
Imagem: Divulgação/Illumination

Comprar

Responsável por uma grande franquia de videogames que o transformou em um ícone da cultura pop, Mario é um jogo eletrônico de plataforma desenvolvido pela Nintendo. Ao longo dos anos, Mario tem estrelado vários jogos, a maioria retratando as aventuras do encanador, e seus amigos, que se unem em torno de um objetivo em comum: salvar a princesa Peach, capturada pelo Bowser Koppa. As versões mais recentes dos jogos estão disponíveis para Nintendo Switch.

Sonic

Sonic - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Sonic Prime está disponível na Netflix.
Imagem: Divulgação/Netflix

Também dono de uma grande franquia de jogos, Sonic é um ouriço azul, cujo objetivo é derrotar o Dr. Eggman (também chamado de Dr. Robotnik) que capturou seus amigos animais e os colocou dentro de robôs. Para frustrar os planos do vilão, Sonic usa sua supervelocidade e habilidades sobre-humanas, para se tornar um improvável herói. As versões mais recentes dos jogos estão disponíveis para Nintendo Switch.

Donkey Kong

Donkey Kong - Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
Donkey Kong (Foto: Divulgação)
Imagem: Reprodução / Internet

Outro clássico dos videogames, Donkey Kong se passa em "Donkey Kong Island", onde são exploradas seis regiões com ambientes diferentes, e o enredo gira em torno de Donkey Kong e seu sobrinho Diddy Kong, que devem recuperar seu tesouro de bananas roubado por King K. Rool e os Kremlings. O jogo possui versões disponíveis com Nintendo Switch.

Pac-man

Pac-man - Divulgação/Bandai Namco - Divulgação/Bandai Namco
Pac-Man é um marco na História dos videogames
Imagem: Divulgação/Bandai Namco

Um jogo que marcou diversas gerações e segue sendo um excelente passatempo é o clássico Pac-man. O jogo consiste em percorrer um labirinto percorrendo "pontos" enquanto foge de 4 fantasmas. O jogo PAC-MAN World Re-PAC está disponível para Nintendo Switch e PlayStation 4.

Final Fantasy X

Final Fantasy X - Divulgação/Square Enix - Divulgação/Square Enix
Final Fantasy X
Imagem: Divulgação/Square Enix

Um clássico dos videogames teve um novo capítulo no Final Fantasy X. O RPG por turnos da Square Enix tem um grande foco narrativo e combina uma história tradicional de aventura com um arco de descoberta do amor. O romance entre Tidus e Yuna quebra barreiras para se concretizar em uma trama madura, onde todas as decisões possuem carga emotiva. Possui versões para Nintendo, PlayStation e Xbox.

Life is Strange

Life Is Strange - Divulgação/Square Enix - Divulgação/Square Enix
Life Is Strange: True Colors
Imagem: Divulgação/Square Enix

De uma nova geração de jogos, Life is Strange conta a história de uma estudante de fotografia chamada Maxine Caulfield, que descobre que tem o poder de voltar no tempo. À medida que a história avança, Maxine descobre que ela pode usar seu poder para ajudar a resolver os mistérios da cidade e proteger as pessoas que ela ama. A história explora temas como amizade, amor, identidade e perda, culminando em um final emocionante e comovente. Disponível para Nintendo, PlayStation e Xbox.

It Takes Two

It Takes Two - Divulgação/EA - Divulgação/EA
It Takes Two
Imagem: Divulgação/EA

Vencedor do The Game Award de Jogo do Ano de 2021 no TGA, It Takes Two é uma jornada cooperativa de plataforma com uma história baseada no amor e no perdão. No jogo, um casal em crise se transforma em uma dupla de bonecos para reviver memórias do passado, enquanto tenta encontrar soluções para problemas delicados. Disponível para Nintendo, PlayStation e Xbox.

Stardew Valley

Stardew Valley - Divulgação - Divulgação
Stardew Valley
Imagem: Divulgação

Apesar de se propor como um simulador de fazenda, Stardew Valley vai muito além de um simples jogo de gerenciamento. Enquanto cuidam de suas terras, os jogadores devem lidar com desafios da vida real, buscando o casamento, a construção de uma família e a paz de ter um lar sólido. Disponível para Nintendo Switch.

Brothers: A Tale of Two Sons

Brothers: A Tale of Two Sons - Divulgação/Starbreeze Studios - Divulgação/Starbreeze Studios
Brothers - A Tale of Two Sons
Imagem: Divulgação/Starbreeze Studios

Enquanto estão em busca de uma cura para seu pai doente, dois irmãos precisam enfrentar uma série de desafios envolvendo mistérios em um mundo de fantasia. Para isso, os jovens precisam superar suas diferenças e trabalhar em equipe com confiança um no outro, a fim de alcançar um objetivo que mudará suas vidas. Disponível para Xbox.

Unravel

Unravel Two - Divulgação - Divulgação
Os dois Yarny de Unravel Two
Imagem: Divulgação

Unravel possui mecânicas de plataforma e quebra-cabeças, o game acompanha um boneco de pano que busca seu caminho para casa. Além dos desafios enfrentados pelas paisagens extremas, ele precisa batalhar contra sua própria mente, que constantemente o coloca para baixo. Disponível no PlayStation, Xbox e Nintendo.

Rodapé content commerce -  -