WhatsApp deixará salvar mensagens em chat temporário; veja mais mudanças
O WhatsApp anunciou hoje (21) o recurso chamado "Salvar na Conversa", que permite que pessoas consigam manter algumas mensagens dentro de um chat configurado como temporário (quando o conteúdo desaparece depois de um tempo).
A plataforma liberou o recurso de mensagens que desaparecem em 2020 como uma opção de camada de privacidade aos usuários, diminuindo assim a chance que conteúdos trocados caiam em mãos erradas.
Como vai funcionar
Até então, quando as mensagens temporárias eram ativadas, toda os textos trocados numa conversa desapareciam após 24h, sete dias ou 90 dias, mesmo que a pessoa tivesse ou não lido (com algumas exceções).
A partir da novidade de hoje, o usuário poderá selecionar mensagens para manter salvas. O que não for selecionado será excluído, como normalmente já é.
O remetente tem controle total e é ele quem decide se alguém pode ou não salvar mensagens dentro da conversa temporária. Sempre que alguém tentar manter algo salvo, o remetente será notificado.
Se a pessoa decidir que a mensagem enviada por ela não pode ser salva por outros, ninguém mais poderá guardá-la.
As mensagens que você salvou no seu WhatsApp serão marcadas como Favoritos, e você poderá vê-las, organizadas por conversa, na pasta Mensagens salvas.
E nos grupos?
Os administradores terão o controle de decidir se todos em seu grupo têm permissão para manter certa mensagem salva ou não.
Mais mudanças no WhatsApp
Esse não foi o único recurso lançado pela Meta (dona do WhatsApp, Facebook e Instagram) neste mês. Na semana passada, foram anunciados três novos recursos para o serviço de mensagens que prometem maior proteção às contas dos usuários.
Das três novidades, a principal delas, intitulada "proteção de conta", permite que a pessoa coloque confirmações adicionais antes de transferir o acesso aplicativo de um celular para outro.
Durante a mudança do acesso para um novo aparelho, o dispositivo antigo informará o horário da solicitação, qual é o modelo de aparelho de destino e perguntará se a transferência pode mesmo ser realizada.
A expectativa da Meta é que isso funcione como um alerta para os usuários saberem se foram alvos de uma tentativa não autorizada de transferência de conta para outro smartphone.
Verificação contra malware
Outra mudança é a "Verificação de Dispositivo". Ela funciona mais nos bastidores do app e serve para evitar que os usuários sejam atingidos por algum malware ou outros programas maliciosos que exploram as fraquezas do próprio WhatsApp.
Por funcionar automaticamente e não precisar da intervenção do usuário, este recurso faz parte de uma nova estratégia da plataforma para proteger os usuários.
Códigos de segurança automáticos
Para os usuários mais preocupados com a segurança, o WhatsApp está agilizando a verificação da transparência do código único de criptografia — que indica que a conversa com outro usuário é protegida.
Agora, esse código estará disponível dentro das informações de um contato na aba "Criptografia".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.