Cofundador do Twitter critica liderança de Musk da rede: 'deu tudo errado'
Jack Dorsey é um dos cofundadores do Twitter e neste fim de semana ele criticou o tipo de liderança exercida por Elon Musk, novo dono da rede social, em uma série de mensagens publicadas no BlueSky - uma espécie de clone do Twitter e que é financiado pelo empresário que já foi diretor-executivo da plataforma social.
Dorsey foi questionado por usuários do BlueSky se ele achava que Musk era o líder certo para o Twitter, e ele disse que "não" e que "deu tudo errado".
A opinião de Dorsey mudou conforme o tempo. Há um ano, ele dizia que o bilionário era a "única solução para o Twitter que ele confiava".
Ainda que não tenha detalhado exatamente o que Musk fez de errado até o momento com o Twitter, o empresário fez várias mudanças:
- demitiu milhares de funcionários;
- alteração em políticas de moderação;
- liberou sistema de assinatura que dá direito a um perfil verificado e outras funcionalidades (como tuítes com até 10 mil caracteres);
- removeu contas verificadas antigas, inclusive de celebridades -- para ter uma atualmente só pagando
- criou duas timelines: uma regida por algoritmos (Para você) e outra com pessoas que a conta segue (Seguindo)
Musk fez uma oferta para compra do Twitter em maio de 2022. Após um tempo, ele quis desistir do negócio. O Conselho de Direção do Twitter, então, o processou para forçá-lo a seguir adiante.
Uma das cláusulas para deixar o negócio envolveria pagar uma multa alta. "Acho que ele deveria ter deixado a operação de lado e pago US$ 1 bilhão", escreveu Dorsey no BluSky.
O diretor-executivo da Tesla e SpaceX resolveu concluir a aquisição da plataforma social por US$ 44 bilhões em outubro de 2022.
Dorsey qualificou seu comentário dizendo que o Conselho de Direção do Twitter também errou ao aceitar a proposta de Musk, e que ao mesmo tempo a rede social não teria vida longa sendo uma empresa pública — uma das principais ações de Musk ao concluir a operação foi fechar o capital da companhia, tornando-se o único dono e responsável pelas decisões.
Jack Dorsey não está sozinho nas críticas a Musk. Biz Stone, outro cofundador do Twitter, disse em entrevista em janeiro que o bilionário não "parecia ser a pessoa ser para ser dona da rede".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.