Uber faz evento com influencers dias antes de paralisação de motoristas
A Uber fez ontem (10), em São Paulo, um evento com influenciadores da categoria às vésperas da paralisação de motoristas anunciada para ocorrer no dia 15 de maio por 24h.
O vereador paulistano Marlon Luz (MDB), que é ex-motorista de aplicativo, acusa a empresa de usar o encontro com o objetivo de frustrar a adesão ao movimento dos condutores. A Uber nega o lobby.
O que rolou
O encontro ocorreu num centro de eventos na Vila Leopoldina. A Tilt, a Uber informou que o objetivo foi divulgar em primeira mão ferramentas, recursos e inovações no aplicativo a "um grupo de parceiros e parceiras da categoria Diamante no programa Uber Pro", além de homenagear motoristas em destaque (como tempo na plataforma, número de viagens, estrelas recebidas).
Participaram executivos da empresa e profissionais que trabalham na tecnologia por trás do aplicativo, informou a companhia em comunicado em seu site.
Durante a reunião, um grupo de condutores protestou na porta do prédio contra a Uber e distribuiu adesivos em alusão à paralisação do dia 15, que cobra o aumento no repasse da tarifa das viagens realizadas por meio da plataforma.
"Foi chamado primeiro o movimento [de paralisação]. Poucos dias depois a Uber começou a anunciar esse encontro. A gente entende que a data tem relação na qual a Uber mostra eventuais melhorias em meio aos protestos", afirmou Marlon Luz.
"Isso é para fazer uma graça, porque a Uber chamou e pagou passagem, hotel e alimentação. Eu costumo dizer que é para agradar poucos para influenciar muitos", acrescentou o vereador.
A Uber destacou que esse evento já estava previsto "há um mês". A empresa não deu seu posicionamento sobre a afirmação de que ela custeou deslocamento e estadia para os motoristas convidados.
Influenciadores recebem críticas
Nas redes sociais, Tilt localizou pelo menos cinco influencers da categoria de motoristas de app que participaram do evento.
Nas publicações sobre a reunião, alguns seguidores criticaram os motoristas que atenderam ao convite da empresa.
"Curto muito você, até me ajudou no meu começo no app, mas não entendi. Você chama para manifestação e participa do evento da Uber?", disse um internauta.
"Nenhum de vocês questionou nada sobre isso. Que medo da uber", escreveu outro.
"Parabéns pra vocês. Nos organizando para desligar o app. Vocês influenciadores tiveram a oportunidade de mostrar que não estamos de brincadeira. Poderiam negar o convite e mostrar nossa insatisfação. Mas sempre que chamam vocês vão correndo", publicou um seguidor.
Tilt entrou em contato com os cinco influenciadores, mas nenhum retornou até o fechamento da matéria. O texto será atualizado em caso de retorno.
Melhorias no app apresentadas pela Uber
Entre as novas ferramentas estão, segundo a empresa:
- Informações sobre as áreas da cidade com maior tendência de ganhos ao longo da semana;
- Recurso que permite escolher as regiões da cidade onde prefere fazer viagens;
- Mais transparência sobre a taxa de intermediação da Uber;
- Um programa que conecta motoristas que usam o app há mais tempo para compartilhar suas vivências com recém-chegados à plataforma;
- Expansão do recurso de segurança para gravar as viagens em vídeo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.