Reality Pro: os indícios de que Apple lançará óculos high tech em evento
Está chegando: no próximo 5 de junho, a Apple vai realizar a WWDC, sua conferência anual para os desenvolvedores.
Na ocasião, a empresa tradicionalmente mostra novidades sobre o próximo sistema do iPhone e eventualmente novos dispositivos da companhia. Só que na edição deste ano rumores apontam para a apresentação de uma categoria de produto inédita para a Apple: óculos de realidade mista e realidade virtual.
Abaixo, reunimos o que se sabe sobre os (possíveis) novos óculos da Apple, atualizações de software do iPhone e de um novo MacBook:
Óculos de realidade mista
Há alguns anos fala-se que a Apple desenvolve óculos de realidade mista e realidade virtual, porém sua apresentação parece estar próxima, segundo vários sinais.
O site The Verge, por exemplo, diz que a Apple convidou para a conferência o editor responsável pelo site UploadVR, que é especializado na cobertura de realidade virtual e nunca tinha comparecido a um evento da empresa.
Teve gente também que viu o formato de uma lente de óculos no convite que a empresa distribuiu para a imprensa especializada - tradicionalmente, os convites da Apple dão dicas do destaque do evento.
Segundo Mark Gurman, repórter da Bloomberg e um dos maiores especialistas na cobertura da empresa, os óculos devem se chamar "Reality Pro" e estão sendo desenvolvidos internamente pela companhia nos últimos anos.
A aparência deles deve ser como a de óculos de esqui, e a ideia é que sejam usados combinando elementos do mundo real com projeção de imagens 3D (realidade aumentada) ou provocando imersão num universo virtual (realidade virtual).
Um dos diferenciais do acessório da Apple é a presença de sensores externos, que possibilitarão que as pessoas interajam usando suas mãos, sem a necessidade de itens adicionais, além de sensores para monitorar os olhos, que podem servir para comandos direcionais.
O Reality Pro vai ser um dispositivo autônomo, que funciona sem a necessidade de estar conectado a um computador ou telefone. A empresa, inclusive, teria gastado bastante tempo criando versões de apps conhecidos para o novo aparelho, como Safari (para navegar na internet), Facetime (para videochamadas), AppleTV (para assistir filmes e séries), entre outros.
Para que tenha maior autonomia, especula-se que a empresa desenvolve uma bateria portátil que cabe no bolso do usuário.
Os óculos devem custar bem caro, com rumores indicando que pode ter preço sugerido de US$ 3.000 (quase R$ 15 mil em conversão direta).
Vale lembrar que a Meta já tem óculos de realidade virtual, os Quest, e neste ano deve lançar seu modelo top de linha, o Quest 3. A expectativa é que Apple e a empresa de Zuckerberg sejam grandes concorrentes neste ramo.
iOS 17
Para o sistema do iPhone, o iOS 17 deve receber mudanças no visual. A principal tem relação com a tela de bloqueio.
De acordo com Gurman, o sistema do iPhone deve passar a mostrar mais detalhes como compromissos do calendário, previsão do tempo e notificações como se fosse uma smart display (tela inteligente conectada à internet, como um Amazon Echo Show).
A ideia é que os celulares da marca mostrem mais informações úteis quando estiverem de bobeira sobre uma mesa, por exemplo. No longo prazo, diz o jornalista da Bloomberg, a empresa considera fazer um tablet para ser acoplado na parede e servir como uma tela inteligente para controlar itens conectados de casa.
Fora isso, a próxima atualização grande do iOS deve vir com novidades:
- no app saúde permitirá registrar humor e contará com funcionalidades para pessoas com problema de visão
- um aplicativo de diário, em que as pessoas poderão registrar o dia a dia, com um elemento social
- uma forma de transmitir música e vídeo via AirPlay em equipamentos de hotéis
No início de maio, a Apple anunciou com antecedência alguns recursos de acessibilidade que devem chegar ao iOS 17. Alguns deles:
- acesso assistido: uma interface simples do iOS voltado para idosos;
- live speech: pessoas podem escrever e um sistema falará durante uma chamada, por exemplo;
- personal voice: pessoas poderão treinar o sistema com sua voz após ler textos por 15 minutos. Baseado nesse aprendizado, o sistema poderá responder mensagens com sua voz.
Existe ainda a expectativa de que a Apple, para cumprir regras da União Europeia, permita que se instale apps em iPhones fora da App Store.
MacBook Air de 15 polegadas
Desde o ano passado, há rumores de que a Apple comercialize um MacBook Air, sua linha de laptops finos, de 15 polegadas. Se for dar as caras, pode ser neste WWDC.
Até então, o tamanho máximo de tela do MacBook Air é de 13 polegadas. Este (possível) novo modelo, além de display maior, pode contar o chip M2, processador desenvolvido pela própria companhia e que equipa os MacBook Air lançados no ano passado.
*Com informações do The Verge, Cnet e Bloomberg
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.