Topo

Por que não dá mais para trocar sozinho a bateria de smartphones?

Problema no carregamento pode indicar que seu smartphone precisa de uma bateria nova - Juststock/iStock
Problema no carregamento pode indicar que seu smartphone precisa de uma bateria nova Imagem: Juststock/iStock

Simone Machado

Colaboração para Tilt, em São José do Rio Preto (SP)

28/05/2023 04h00Atualizada em 29/05/2023 14h12

Fundamental para um smartphone funcionar, a bateria costuma ter queda no rendimento com o passar do tempo. E isso afeta o desempenho do aparelho.

Bem pouco tempo atrás, qualquer pessoa podia trocá-la sozinha sem ter de levá-lo a uma assistência técnica. Por que não é mais possível fazer isso? Especialistas ouvidos por Tilt explicam o que aconteceu e respondem quando compensa comprar uma nova bateria ou trocar o celular de vez.

Como era

Problemas com a bateria de celular eram resolvidos assim no passado: você comprava o componente em uma assistência técnica ou loja especializada e simplesmente encaixava no aparelho.

Na maioria dos modelos, a bateria era acoplada na parte traseira e coberta pela capinha, geralmente de plástico. Bastava destravá-la para fazer a troca.

Como é hoje

Os celulares já são vendidos sem a possibilidade de trocarmos por conta própria. Segundo especialistas ouvidos por Tilt, a alteração ocorreu devido à evolução dos aparelhos, que passaram a executar muitas funções, e sofreram uma revolução no design.

Se antigamente esses equipamentos tinham como principal função fazer ligações, hoje eles são verdadeiros computadores de mão. Com isso, as baterias foram parar na parte interna dos aparelhos.

Os modelos mais modernos precisam de uma máquina a laser para remover a tampa traseira sem danificar Michelle Menhem, especialista em tecnologias e sócia-proprietária da Tech Channel, Centro de Capacitação em Assistência Técnica

A bateria é mais integrada, pois, hoje, é preciso 'espremer' uma quantidade de hardware em um espaço minúsculo e é muito exíguo. Com isso, vira uma coisa só, os itens têm funcionalidades diferentes, que é até difícil de estabelecer onde começam e terminam. Por isso que é mais complexo Arthur Igreja, especialista em tecnologia

Trocar o componente ainda sai mais barato

Geralmente, a substituição da peça sai mais barata do que adquirir um equipamento novo. A troca leva a um ganho de autonomia e aumenta o desempenho do smartphone, o que faz com que ele dure mais alguns anos. É preciso detectar os sinais de quando a bateria deve ser trocada:

  • Queda acentuada no rendimento e durabilidade diária;
  • Não carrega mais 100%;
  • Aparelho começa a travar, mesmo tendo espaço na memória;
  • Durante o uso do aparelho a bateria começa a esquentar além do normal;
  • Bateria estufada.

Michelle Menhem conta que há fatores de risco que aceleram a degradação do celular:

Ações como deixar o celular exposto ao Sol ou carregando a noite toda são fatores que fazem com que a vida útil da bateria diminua ou ela estufe

No entanto, trocar a bateria do celular não é algo tão simples assim. O ideal é procurar uma assistência técnica de confiança ou a autorizada da marca e fazer um diagnóstico no smartphone.

Isso é necessário porque quando problemas com a bateria podem ser, na verdade, sintomas de defeitos em outras áreas do celular, como no circuito de carregamento.

O nível de dificuldade desse tipo de manutenção pode variar conforme o modelo do aparelho. Após a identificação do problema, a substituição da bateria sendo realizada por um profissional qualificado e seguindo as instruções corretas, não causará nenhum dano ao aparelho Felipe Marchese, CEO da Conserta Smart, franquia especializada em consertos de smartphones

    Vantagens na substituição da bateria:

    • Economia: Substituir a bateria é geralmente mais barato do que comprar um novo celular.
    • Manutenção do celular: Caso esteja satisfeito com os recursos e aparência do seu celular atual, trocar a bateria permite que você continue usando o mesmo dispositivo.
    • Preservação dos dados: Ao trocar apenas a bateria, você não precisa se preocupar em transferir todos os seus dados, aplicativos e configurações para um novo dispositivo.

    Conheça diferentes tipos de carregadores:

    Power Bank 20000mAh

    Power Bank 6000mAh

    Cabo de carregamento múltiplo

    Kit carregador de parede

    Rodapé content commerce -  -