Topo

Por que cientistas insistem em mandar mensagens a ETs e o que elas dizem?

Imagem da galáxia NGC 4388, no aglomerado de Virgem, feita pelo telescópio espacial Hubble - ESA/Nasa
Imagem da galáxia NGC 4388, no aglomerado de Virgem, feita pelo telescópio espacial Hubble Imagem: ESA/Nasa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/05/2023 04h00Atualizada em 30/05/2023 09h11

Nesta quarta-feira (24), o projeto "A Sign in Space" (ou "Um sinal no espaço", em tradução livre), desenvolvido pela artista Daniela de Paulis em parceria com o Instituto SETI, a Agência Espacial Europeia, o Observatório de Green Bank e o Instituto Nacional Italiano de Astrofísica (INAF), simulará o envio de mensagens para a Terra.

O projeto usará o ExoMars, uma missão não tripulada da agência em Marte, para transmitir uma mensagem codificada, que será recebida por quatro observatórios de radioastronomia. O conteúdo da mensagem não foi previamente revelado.

O experimento é mais uma tentativa de aprimoramento da comunicação entre os seres humanos e possíveis vidas inteligentes no universo.

Mensagens são enviadas há décadas por agências espaciais com informações sobre conhecimentos gerais e até discursos do Papa. Conheça algumas:

A mensagem de Carl Sagan: Em 1974, a Nasa enviou ao espaço a sonda espacial não tripulada Pioneer 10, que continha a Placa Pionner, um diagrama científico de alumínio e banhado a ouro, que continha informações sobre a humanidade e a posição da Terra. Sagan e seu colega Frank Drake desenvolveram a mensagem meses antes, ainda em 1971, partindo da premissa de que a ciência e a matemática eram linguagens universais.

Discurso do Papa: Em março deste ano, o Vaticano anunciou que enviará um livro digital em miniatura com uma mensagem de esperança do Papa Francisco, proferida em 2020, no auge da pandemia de covid-19.

O projeto tem como objetivo transmitir as palavras do pontífice ao colocar em órbita um nano-livro, a cerca de 525 km de altitude. O lançamento deve acontecer no dia 10 de junho, junto ao foguete Falcon 9, da SpaceX, que decolará da Califórnia.

Cápsula do tempo para o futuro:Em 2021, engenheiros da Nasa anunciaram a instalação de uma cápsula do tempo na espaçonave Lucy, com o objetivo de que terráqueos do futuro possam interpretar as mensagens contidas nela. O lançamento ocorreu em outubro daquele ano e a cápsula levou trechos de música, discursos de ganhadores do Prêmio Nobel, entre outros.

Novas coordenadas para possíveis alienígenas: Em uma atualização da mensagem Arecibo, enviada em 1974 por Sagan e Drake, cientistas desenvolveram, no ano passado, um novo contato a ser enviado para nossa galáxia.

A comunicação foi desenvolvida em código binário, trazendo informações sobre nossa sociedade e planeta. Ela foi batizada de Beacon in the Galaxy (ou Farol na Galáxia, em tradução), em projeto liderado por Jonathan Jiang, da Nasa.

A nova mensagem traz conceitos básicos de matemática e física, além de informações sobre a composição bioquímica da Terra, nosso sistema solar e a sua posição relativa na galáxia.