Razr voltou: Motorola revive celular top para peitar dobráveis da Samsung
Você lembra do Moto V3? Lançado nos anos 2000, o celular da Motorola em formato flip era símbolo de status na época. Agora, a fabricante tenta retomar o posto de marca premium ao lançar os herdeiros do V3: motorola razr 40 e motorola razr 40 Ultra. Aos saudosistas, um aviso: os dois aparelhos são exemplares da nova onda dos smartphones com tela dobrável.
Isso quer dizer que ambos têm formato flip (ficam compactos como uma concha), mas, em vez da antiga dobradiça, é a tela que se curva —sem se quebrar. As novidades da Motorola devem esquentar o mercado de dobráveis, dominado pela Samsung, que nada de braçada com a linha Z Flip e Z Fold. A marca sul-coreana apresenta novidades anualmente no Brasil, enquanto a Motorola lançou um motor razr em 2019 e só lançou outros modelos no exterior. Tilt teve acesso antecipado aos dois aparelhos e conta a seguir suas características e nossas primeiras impressões:
Com corpos parecidos, razr 40 e razr 40 Ultra diferem em poucos detalhes: o segundo possui uma tela externa grande, enquanto o primeiro tem uma bateria maior e configurações de um telefone intermediário.
O grande barato deste tipo de smartpohone é poder usá-lo em dois tamanhos: compacto e desdobrado. Atualmente, todos os celulares de tela gigante ocupam um baita espaço no bolso. Aparelhos flip como os dois facilitam o transporte —ainda que, fechado, ele tenha uma espessura maior.
Segundo a Motorola, Os aparelhos chegarão às lojas nas próximas semanas, mas ainda não possuem preço sugerido.
Motorola razr 40 Ultra: abrir o celular pra quê?
Totalmente aberto, o motorola razr 40 Ultra tem um display de 6,9 polegadas (17,5 centímetros na diagonal). Fechado, entra em cena a tela externa, de 3,6 polegadas (9,14 cm na diagonal). Não parece muita coisa, mas ela está lá para evitar que a pessoa abra o telefone, já que boa parte do que se faz em um celular pode ser resolvido nela:
- mostrar a hora,
- rodar apps em tela reduzida (como o Google Maps),
- controlar o player de música,
- checar mensagens do WhatsApp e respondê-las,
- acessar app de agenda,
- jogar,
- usar a câmera.
Tirar foto com ele, aliás, é uma experiência diferente:
- Com o aparelho fechado, é possível tirar fotos ou vídeos dando um duplo toque em um botão lateral;
- No modo flex (o aparelho dobrado em formato de "L"), dá para usar as câmeras traseira para tirar selfie: com sensores mais poderosos, basta voltá-la para o usuário e checar o enquadramento com a tela externa.
Quem usa o celular para se maquiar vai gostar da função espelho, que deixa a tela ligada por tempo indeterminado. Isso porque, ao abrir o app de câmera, os telefones costumam deixar o sensor ativado por até dois minutos — o que pode ser pouco tempo para passando delineador no olho ou aplicando uma base na pele.
Falando em câmera, o razr 40 Ultra tem três:
- Duas na traseira do celular aberto e dianteira, quando ele está fechado: 12 MP com estabilização óptica e outra de 13 MP ultrawide (em que a câmera fica mais aberta, permitindo que caibam mais pessoas numa cena).
- Uma câmera de 32 MP para selfie, quando o celular está aberto.
No papel, ele é muito parecido com o Galaxy Z Flip 4 lançado no ano passado. Uma das diferenças é a tela externa, maior que a do concorrente. Pelas especificações de hardware, o motorola razr 40 Ultra deve rodar apps e jogos pesados, já que tem um dos chips mais sofisticados do mercado.
Outro ponto é a bateria. Durante testes no ano passado, o Galaxy Z Flip 4, com 3.700 mAh, teve autonomia de um dia todo com algum esforço. O razr 40 Ultra tem um sensor um pouco mais robusto, de 3.800 mAh. Por isso, pode enfrentar desafios similares para aguentar um dia todo longe da tomada.
Motorola razr 40: conveniência de dobrável e bateria potente
O grande diferencial do motorola razr 40 está no seu revestimento, uma espécie de couro sintético (vegan leather), e a bateria de 4.400 mAh, que promete tranquilamente um dia de uso intenso.
Apesar de contar com uma tela externa menor, de 1,5 polegada (3,8 centímetros), a ideia aqui é que ela mostre notificações, informações de clima, agenda e reprodutor de música, por exemplo. Além disso, o aparelho pode ser um visor para tirar fotos ou fazer vídeos com as câmeras principais.
Aberto, o motorola razr 40 tem as mesmas 6,9 polegadas de tela do Ultra. Por dentro, conta com o chip Snapdragon 7 Gen 1, presente geralmente em celulares intermediários. Por isso, a ressurreição do razr pode ser o primeiro celular dobrável com preço um pouco mais acessível do mercado brasileiro.
Com essa configuração de hardware, vai ser possível rodar os principais e apps e talvez haja um ou outro problema em games mais pesados. Com capacidade de bateria de telefones convencionais, é possível que com o motorola razr 40 fique longe da tomada por pelo menos um dia, o que é um feito interessante para esses celulares compactos.
Motorola razr 40
- Tela: 6,9 polegadas pOLED
- Tela externa: 1,5 polegada
- Processador: Snapdragon 7 Gen 1
- Câmeras: 32 MP (selfie) + 64 MP com estabilização óptica (principal) + 13 MP (wide e macro)
- Memórias: 128 GB/256 GB (armazenamento) e 8 GB (RAM)
- Certificação: IP52 (proteção contra poeira e gotas d'água)
- Bateria: 4.400 mAh
- Sensor de digital: botão na lateral no telefone
- Dimensões e peso: 170,8 x 74 x 7 mm (aberto) e 88,42 x 73,95 x 15,1 mm (fechado)/188 gramas
- Cores: branco, roxo, preto e verde
Motorola razr 40 Ultra
- Tela: 6,9 polegadas pOLED com taxa de atualização de 165 Hz
- Tela externa: 3,6 polegadas pOLED com taxa de atualização de 165 Hz
- Processador: Snapdragon 8+ Gen 1
- Câmeras: 32 MP (selfie) + 12 MP com estabilização óptica +13 MP ultrawide e macro
- Memórias: 256 GB/512 GB (armazenamento) e 8 GB (RAM)
- Certificação: IP52 (proteção contra poeira e gotas d'água)
- Bateria: 3.800 mAh (com carregador de 33W) -- suporte a carregamento sem fio de 5W
- Sensor de digital: botão na lateral no telefone
- Dimensões e peso: 170,8 x 74 x 7 mm (aberto) e 88,42 x 73,95 x 15,1 mm (fechado)/188 gramas
- Cores: preto e viva magenta
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.