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É verdade que a Apple não deixa vilões de filmes e séries usarem iPhones?

Vini Amado

Colaboração para Tilt, de São Paulo

01/06/2023 04h00Atualizada em 01/06/2023 20h04

O fim da aclamada série Succession, da HBO, não só deixou os fãs carentes dos constantes esquemas armados pelo clã Roy, mas também ressuscitou uma polêmica antiga: afinal, a Apple deixa vilões de filmes e séries usarem iPhones?

Antes do último episódio, já pipocavam nas redes sociais teorias de que o trailer havia entregado o desfecho da trama. Isso porque, àquela altura, o futuro do império midiático dos Roy estava incerto. E Tom, genro do patriarca da família, Logan Roy, apareceu usando um celular Android, enquanto os irmãos Kendall, Roman e Shiv usavam iPhone. Isso foi o suficiente para usuários de redes sociais promoverem Tom a vilão da série e encarar que isso poderia querer dizer que ele se tornaria o sucessor do Império Roy.

Mas de onde vem isso? O rumor é antigo, mas ganhou contornos mais realistas quando um cineasta de peso resolveu falar. Em 2020, o diretor de cinema Rian Johnson ("Star Wars: Os últimos Jedi", "Looper" e "Entre facas e segredos") revelou em entrevista à "Vanity Fair" que a Apple não permite que vilões ou personagens com condutas duvidosas usem iPhones. O objetivo da empresa, diz ele, é não querer associar a marca a algo "negativo".

Caras maus não podem usar iPhones diante das câmeras. Agora, todo cineasta que tem um vilão secreto nos filmes vai querer me matar Rian Johnson

Mas será mesmo? Se olharmos para o filme "Entre Facas e Segredos", de 2019, vários suspeitos usam seus iPhones, como Linda (Jamie Lee Curtis). O único personagem que não tem um celular da Apple é justamente Ransom (Chris Evans).

Mas e os outros vilões de filmes e séries? Tilt levantou alguns personagens que usam celular, mas não um iPhone. Alguns exemplos:

  1. Lúcifer, da série da Netflix, usa um Huawei Honor 5X;
  2. Homelander, de "The Boys", também não usa um iPhone. Na série, os outros heróis usam celulares da Sony, mas não é possível identificar qual o modelo exato do do antagonista;
  3. Alexander Pierce, vilão de "Capitão América: Soldado Invernal", usa um celular da HTC;
  4. E não é só em produção de Hollywood. Em "Avenida Brasil", Max usa um Nextel Motorola i897 e a Carminha usa um Blackberry Curve 9300.

A teoria vale para produções de vários serviços de streaming, com exceção de um: a Apple TV+.

Na plataforma em que a Apple veicula suas séries e filmes, não importa se é bandido ou mocinho, todos usarão iPhones e toda sorte de aparelhos da empresa.

Às vezes, isso é tão evidente que os dispositivos aparecem tanto quanto os personagens principais da trama. Em um episódio de "Ted Lasso", por exemplo, um aparelhinho da Apple apareceu a cada 1,24 minuto, segundo cálculo feito pelo jornal "Wall Street Journal".

Toda essa discussão diz respeito ao chamado "product placement", uma técnica de marketing para introduzir produtos e serviços de determinadas marcas de uma forma invisível na narrativa da série ou filme, mas muito notável para quem está assistindo.

A posição e o momento em que marcas exibem os itens são cuidadosamente detalhados com base em conhecimento científico sobre o espectador. Na Apple+, por exemplo, os dispositivos surgem no centro da tela, pois é o local para onde converge a atenção do expectador.