Topo

Tremor em SP: como receber alerta da Defesa Civil via SMS e WhatsApp

Mapa do Google mostra local do tremor desta sexta (16) - Reprodução
Mapa do Google mostra local do tremor desta sexta (16) Imagem: Reprodução

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt, em São Paulo (SP)

16/06/2023 16h26Atualizada em 17/06/2023 09h47

Moradores do litoral e da região do Vale do Ribeira, em São Paulo, sentiram um tremor de terra durante a manhã desta sexta-feira (16).

Pessoas cadastradas logo receberam alertas via WhatsApp, Telegram, SMS ou mesmo notificação em telefones Android sobre o ocorrido, dizendo que não havia riscos de danos.

Mas como é feito este processo? Onde se inscreve para ter acesso a esse tipo de informação?

Quem cuida disso é a Defesa Civil, que é responsável em identificar riscos de desastres em regiões e notificar a população.

Eles geralmente colhem alertas vindos do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), como do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), portanto em casos de chuvas fortes, como do CPRM (Serviço Geológico do Brasil).

O cadastro para receber os alertas é bastante simples. Veja como realizá-lo de diferentes formas:

Por SMS

Para receber mensagens de texto simples, envie o seu CEP por SMS para o número 40199. Em questão de segundos, você estará cadastrado como destinatário de mensagens com alertas e recomendações em casos de risco.

Por WhatsApp

Adicione o número de telefone 61 2034-4611 ou simplesmente clique aqui para interagir com o perfil da Defesa Civil. Envie uma mensagem qualquer e o sistema, na sequência, perguntará seu nome. Depois, ele irá oferecer a opção de receber os alertas pelo app. Clique em "Sim" e, depois, escolha a melhor opção: você pode compartilhar sua localização com o perfil, informar seu CEP ou apenas colocar o nome da sua cidade. É possível se cadastrar para receber alertas de mais de uma cidade.

Por Telegram

Na barra de pesquisa na parte superior do aplicativo, digite "Defesa Civil Alertas" e selecione o bot com este nome. Clique em "Iniciar". Na sequência, ele pedirá para que você compartilhe sua localização. Você pode fazer isso ou clicar para voltar ao menu inicial. Por lá, é possível acessar regiões com alertas, ver os detalhes de cada um ou selecionar novamente a opção de compartilhar sua localização para saber se você está numa área com algum alerta ativo.

Pelo Google

Donos de telefone Android que estavam na região receberam um alerta do Google do tremor. Desde 2020, a empresa conta com esse tipo de função fora do Brasil e não é necessário cadastro, pois as notificações são feitas baseado na região da pessoa e no acelerômetro (sensor de movimento) do próprio celular.