Ex-Beatle nega uso de IA em música inédita: nada foi criado artificialmente
Na semana passada, Paul McCartney disse que lançaria uma música inédita dos Beatles, e que isso foi possível com a ajuda de IA (inteligência artificial).
A notícia fez com que houvesse um mal-entendido, a ponto de o ex-Beatle ter que vir a público nesta quinta-feira (22) para dizer que "nada foi criado artificialmente ou sinteticamente" em um post publicado no Twitter.
Em entrevista ao programa britânico BBC Radio 4, na semana passada, Paul McCartney comentou que lançaria uma música inédita e que teve ajuda da tecnologia. No caso, a canção foi gravada na década de 1970 em uma fita cassete, e usaram inteligência artificial para extrair a voz de John Lennon.
A partir disso, explica, "conseguimos obter a voz do John e torná-la pura por meio de IA", afirmou McCartney.
Com a notícia, houve confusão por parte de fãs nas redes sociais, que começaram a especular se o uso da tecnologia poderia significar uma "reunião" do grupo ou o lançamento de novas músicas com as vozes dos cantores quando jovens.
"Não posso dizer muito, mas para ser claro, nada foi criado artificialmente ou sinteticamente. Tudo é real e nós todos tocamos na faixa. Limpamos algumas gravações existentes — um processo que durou anos. Esperamos que vocês gostem tanto quanto nós", escreveu no Twitter
Não se sabe ao certo o nome dessa faixa inédita dos Beatles. De acordo com a rede britânica BBC, a música provavelmente é uma composição de Lennon de 1978, chamada "Now and Then", que quase entrou numa compilação de 1995.
A música, ainda de acordo com a rede britânica, estava em uma fita cassete com o título "Para Paul", gravada por Lennon pouco antes de ser assassinado em Nova York em 1980.
Os Beatles se separaram em abril de 1970, seis meses após o lançamento do álbum "Abbey Road" e um mês antes da estreia de "Let it be".
Durante dez anos de carreira, os Beatles — formados por Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr — lançaram 14 álbuns de grande sucesso.
*Com informações da AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.