Topo

Por que a Lua aparece durante o dia?

Lua vista durante o dia - Reprodução / Wikimedia Commons
Lua vista durante o dia Imagem: Reprodução / Wikimedia Commons

Franceli Stefani

Colaboração para Tilt

24/06/2023 04h00Atualizada em 27/06/2023 14h04

A Lua pode ser vista de dia, porém não é sempre que isso acontece. Afinal, qual é o motivo?

Segundo a coordenadora do programa de ciência móvel Observatório Educativo Itinerante e do programa Meninas na Ciência da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Daniela Borges Pavani, a posição do Sol é a responsável por isso.

"Somente nos primeiros dias da Lua nova (quarto crescente), e durante a Lua cheia, ela não pode ser vista durante o dia".

Daniela esclarece ainda que o astro, assim como a Terra, pode ser visto porque é iluminado por uma estrela, o Sol. "Não foi preciso sairmos da Terra para construirmos o entendimento que temos sobre as interações Terra-Lua-Sol. Ao observarmos cotidianamente a Lua, conseguimos entender que, no espaço, ela viaja ao redor da Terra enquanto a Terra guia ambas numa viagem ao redor do Sol".

E é durante esse processo que ocorre o ciclo de fases, período no qual sua forma varia gradualmente. O professor do Departamento de Astronomia da USP, Roberto Dell'Aglio Dias da Costa, explica que o processo dura 29 dias, aproximadamente, o que corresponde a um mês lunar. "Durante o período, a Lua dá uma volta em torno da Terra: quando ela está oposta à direção do Sol, vemos toda a face voltada para a Terra iluminada, a Lua Cheia".

Ele acrescenta que é nesse momento em que ela é vista nascendo no horizonte leste no início da noite e vai se pôr no oeste no final da noite. Costa explica que, a cada dia, a Lua nasce aproximadamente 55 minutos mais tarde em relação ao dia anterior, isso porque está girando em torno da Terra.

Na fase Minguante, cerca de sete dias depois da Cheia, ela nasce ao redor da meia-noite no leste e se põe em torno do meio-dia no oeste, sendo visível pela manhã. "Seguindo o ciclo, quando ela está na direção do Sol, nós não a vemos, ou então vemos apenas um 'fiapinho', é a Lua nova". Cerca de sete dias mais tarde, quando ela está na fase crescente, vai nascer ao redor do meio-dia e se pôr por volta da meia-noite, sendo então visível à tarde e no início da noite.

Os melhores momentos para observar a Lua

Quando a Lua está na fase Nova, os raios solares iluminam somente a face que não está voltada para a Terra, chamada lado oculto. "Recebe a luz, mas não é visível daqui. Isso significa que a Lua nasce com o Sol e se põe com ele. Está no céu durante todo o dia", afirma a professora da UFRGS Daniela Borges Pavani.

A depender das condições atmosféricas, é possível vê-la até o primeiro dia desta fase. Isso acontece porque os raios solares são refletidos pela atmosfera e podem iluminar indiretamente a face da Lua voltada para a Terra. "O mais comum é que passados alguns dias já consigamos ver um filete iluminado no céu, durante todo o dia, na direção do sol, acompanhando seu nascer e ocaso (pôr do sol)", continuou.

Com o passar do tempo, a face da Lua voltada para a Terra passa a ser a dia a dia mais iluminada até que chega na fase crescente. "Quando metade da face voltada para nós está totalmente iluminada. No céu, enquanto o sol nasce e vai se deslocando para a direção oeste, a Lua nasce. Ou seja a Lua está sempre a leste do sol. Quando inicia a fase Crescente, no espaço o ângulo entre a Lua, Terra e sol é de 90º, por isto a Lua nasce por volta do meio-dia e se põe a meia-noite".

Daniela ainda detalha que, durante a fase Cheia, 100% da face voltada para a Terra é iluminada. "No espaço, a Terra está entre a Lua e o sol. Isto significa que ela nasce quando o sol se põe, e quando ele nasce, a Lua se põe. É a única fase que não vemos a Lua de dia". No entanto, em aproximadamente sete dias já chegará na fase minguante. "De lá até aqui, nosso satélite vai gradualmente minguando (a face voltada para nós vai deixando de ser iluminada). No dia da Fase de Lua Minguante a Lua nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia, ou seja, a Lua está "adiantada" em relação ao nascer e pôr do sol, estando sempre a oeste do sol".