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Celular escuta conversas como em 'Black Mirror'? Não é bem assim

Empresas não usam estratégias não-autorizadas para captar informações - iStock
Empresas não usam estratégias não-autorizadas para captar informações Imagem: iStock

Colaboração para Tilt

29/06/2023 04h00

Você já imaginou uma empresa se apropriar da sua vida, registrando tudo o que você fala próximo ao seu celular e coletando seus dados? E o pior de tudo: você consentiu com tudo isso sem nem perceber. Essa é a premissa do episódio "Joan é Péssima", da nova temporada da série "Black Mirror", da Netflix.

Afinal, o celular escuta nossas conversas?

Ao contrário do que muitos pensam, as empresas não usam estratégias não autorizadas para captar informações, como ouvir conversas offline sem consentimento. O que acontece é que, muitas vezes, os próprios usuários dão permissão para que aplicativos e outros serviços conectados acessem a câmera, o microfone, a lista de contatos ou o GPS do smartphone.

Em alguns casos, a autorização é necessária para que certas funcionalidades das aplicações sejam executadas corretamente. Por exemplo: se você não autorizar o Instagram a usar o microfone, os vídeos captados pelo app saem sem áudio. Pronto: ele ganhou acesso ao seu microfone, mesmo em outras situações.

Porém, há ocasiões em que, de fato, os dados são captados de forma ilegal. Por exemplo, quando ele é invadido. Já foram descobertas diversas ferramentas que, sem o dono do celular saber, tiram fotos, rastreiam a localização do aparelho e até acionam a gravação de áudio. Elas são usadas não só por cibercriminosos, mas até por autoridades governamentais.

Sem evidências

Um grupo de especialistas em ciência da computação da Northeastern University e da Universidade de Boston testou, durante um ano, 17 mil aplicativos mais populares do Android, incluindo os do grupo Meta, como Facebook, Instagram e WhatsApp. Eles também analisaram se esses serviços mandavam informações para a rede social. A conclusão? Não há qualquer evidência de que esses apps usam o microfone para gravar ou enviar áudio sem a autorização do usuário.

Para checar a questão, os pesquisadores utilizaram dez celulares equipados com um programa que automatizava interações humanas. Ele reproduzia conversas sobre preferências de consumo para que os microfones dos aparelhos as captassem. Ao fim do estudo, não encontraram nenhuma evidência de que as gravações foram feitas.

Os pesquisadores fizeram questão de ressaltar que a pesquisa deles não é uma resposta definitiva sobre o assunto. Eles apenas descartaram que o microfone dos celulares escuta ativamente o que é falado para direcionar publicidade.

Retargeting

Há apenas uma certeza enquanto você estiver online: alguma empresa tentará saber o que você está fazendo. Quando você demonstra ter gostado de um produto ou serviço na internet, anúncios sobre aquilo passarão a persegui-los por diversas plataformas.

Chamada "retargeting", essa é uma ferramenta muito utilizada pela publicidade para gerar vendas para o produto pelo qual você já demonstrou interesse e esse rastreamento acontece com grande frequência.

*Com reportagem publicada em 02/06/2022