Por que 1º voo comercial da Virgin foi só até a beirada do espaço
A Virgin Galactic realizou nesta quinta-feira (29) seu 1º voo comercial. Ainda que a missão tenha sido um sucesso, o voo é considerado suborbital, atingindo tecnicamente a região conhecida como "beirada do espaço", a 85 km de altitude.
Mesmo assim, os tripulantes da missão Galactic 01 conseguiram observar a curvatura da Terra e experimentar alguns minutos de sensação da gravidade.
Se o voo da Virgin atingiu a fronteira do espaço, o que é considerado, então, como espaço?
Definições de espaço
De forma geral, o espaço é definido como a região acima da atmosfera, a camada de gases que envolve a Terra. No entanto, a definição exata de onde o espaço começa pode ser diferente dependendo para quem você pergunta.
Os Estados Unidos têm uma definição própria, que considera que o espaço começa a uma distância de 80 km da superfície da Terra. Se um piloto ou o membro de uma tripulação ultrapassa este altura, já pode ser chamado de astronauta.
É neste limite que se apoia a Virgin Galactic, ao dizer que os tripulantes da sua missão chegam ao espaço.
Uma das convenções mais aceitas, no entanto, é a da FAI (Federação Internacional de Aeronáutica), que define que o espaço fica acima da linha de kárman, a uma distância de 100 km acima do nível do mar.
Quando, por exemplo, balões chegam a uma altura um pouco menor que essa, costuma-se dizer que eles atingiram os "limites do espaço". Por essa razão, é dito que a missão da Virgin chega na "beirada" do espaço com sua altitude de 85 km.
Em comparação, tanto a Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, quanto a SpaceX, do bilionário Elon Musk, conseguem fazer voos que ultrapassam os 100 km de altitude.
*Com texto de Guilherme Tagiaroli, de Tilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.