Por que você 'matará' seu Instagram ao excluir sua conta no novo Threads
A Meta liberou o Threads, rede social clone do Twitter, na noite de quarta-feira (5). e a companhia diz que já atingiu 10 milhões de usuários em menos de oito horas.
Neste curto tempo de funcionamento, já está rolando uma dúvida entre usuários brasileiros e estrangeiros sobre se é possível apagar ou não o perfil na nova rede social em definitivo, sem afetar a conta do Instagram - já que para acessar o Threads é necessário ter um login na rede social de fotos e vídeos da Meta.
A resposta curta para a pergunta é: se você quiser excluir em definitivo a conta do Threads, você terá que excluir sua conta no Instagram. Ou seja, os acessos estão vinculados.
Seu perfil do Threads faz parte da sua conta do Instagram e pode ser excluído a qualquer momento. Para fazer isso, é necessário excluir sua conta do Instagram Central de Ajuda do Instagram em português
Após grande repercussão nas redes sociais, Adam Mosseri, CEO do Instagram, explicou na nova rede que, num primeiro momento, as contas do Instagram e do Threads estão unidas, mas que no futuro deve ser possível separá-las.
Para quem não quiser uma medida drástica, é possível desativar a conta do Threads e continuar com a conta do Instagram.
Para isso, é necessário ir ícone do canto direito (ícone de uma pessoa, para acessar seu perfil) e tocar no menu superior com dois traços no canto superior direito.
Em seguida vá em Configurações > Conta > Desativar Perfil.
Ao tentar realizar a operação, o app Threads diz que "a desativação do seu perfil é temporária.
Seu perfil, threads, respostas e curtidas ficarão ocultos até você entrar na conta".
Então, na prática, ao desativar, você fica oculto por um tempo. Seus posts e interações ficam invisíveis até você reativar novamente seu perfil. Mas você não excluiu, de fato, sua conta.
Ao atrelar o Instagram ao Threads, a Meta parece que quer conectar os usuários ao máximo, evitando que usem um serviço em detrimento do outro. Tem que ser os dois ao mesmo tempo.
Essa relação entre as redes também ajuda a explicar a rápida adesão: segundo o próprio Mark Zuckerberg, em menos de oito horas, a plataforma tem mais de 10 milhões de usuários.
No ano passado, o Instagram atingiu 2 bilhões de usuários ativos globalmente. O Threads não deve ter o mesmo número, pelo menos por enquanto, pois o app ainda não foi liberado na União Europeia devido a legislações de privacidade.
O que é o Threads?
É a nova rede social da Meta e que é atrelado ao Instagram.
Para ter uma conta na plataforma, que é um "clone do Twitter", é necessário ter um perfil na plataforma de fotos e vídeos.
No Threads, as pessoas podem publicar
- Textos de até 500 caracteres;
- Fotos;
- Vídeos de até 5 minutos.
Diferente de outras redes, o Threads é uma rede descentralizada. Segundo a Meta, a ideia é que seja possível conectá-la com outras plataformas que suportam o protocolo ActivityPub.
Na prática, num futuro próximo, será possível levar dados do Threads para outras redes compatíveis e até visualizar conteúdos delas. Até o momento, dentre as opções, o Mastodon — outra rede inspirada no Twitter, — tem suporte a este padrão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.