Testamos: Estes são nossos fones de ouvido favoritos para curtir música
Para quem gosta de ouvir música, a escolha do fone de ouvido precisa ser extremamente cuidadosa, afinal ninguém quer ter suas músicas favoritas arruinadas por um grave fraco.
Qualidade do áudio, conforto, usabilidade, tudo isso entra na balança na hora de decidir pelo fone de ouvido ideal.
Para ajudar nessa escolha, o Guia de Compras UOL, com o auxílio de Tilt, selecionou quatro modelos de fones de grandes marcas no mercado e elegeu seus favoritos.
Os fones foram testados pelo produtor musical Daniel Ganjaman, o jornalista e produtor de conteúdo Marcel Nadale e o jornalista de tecnologia Rodrigo Lara.
Confira a seguir a avaliação da cada modelo:
- Qualidade de Áudio: 10
- Design & Ergonomia: 9,3
- Usabilidade: 8,3
- Sistema: 9,3
- NOTA FINAL: 9,2
Da ópera ao pop, do batidão do funk à ginga da bossa: cada gênero, instrumento e voz é defendido com carinho pelo produto da Sennheiser. Os jurados foram unânimes ao descrevem o acessório com "qualidade incomparável", "frequências equilibradas" e "som equilibrado".
O fone se destacou também no design e na ergonomia, unindo um visual minimalista com conforto extremo. O aplicativo de controle, que permite configurar todos os aspectos do som do aparelho, também foi elogiado pelos jurados.
- Qualidade de Áudio: 7,6
- Design & Ergonomia: 7,6
- Usabilidade: 9,6
- Sistema: 8,6
- NOTA FINAL: 8,4
Considerando que foi fundada pelo rapper Dr. Dre (agora pertence à Apple), não é de se estranhar que a marca dê ênfase nos sons mais graves.
Embora a qualidade do som não tenha sido unanimidade, o acessório superou todos os concorrentes na usabilidade, com botões acessíveis, comandos fáceis e feedback claro para o usuário (inclusive com uma escala de luz para a bateria, que é sempre útil).
A marca sempre investiu num design típico, bem pop (notável pelo vermelhão característico)
- Qualidade de Áudio: 8,3
- Design & Ergonomia: 8,6
- Usabilidade: 8
- Sistema: 8,3
- NOTA FINAL: 8,3
Geralmente, modelos premium apostam no design cobrindo toda a orelha para garantir uma experiência sonora bem isolada. É ousado, então, que o LG Tone Free FP9 tenha entrado nessa briga com um modelo wireless, intra-auricular.
A desvantagem é que, diferentemente dos rivais, ele não tem a opção de funcionar plugado por meio de um cabo com conexão de 3,5 mm.
Os jurados destacaram o "fácil ajuste ao formato do ouvido", qualidade do som e o estojo de carregamento — que faz o serviço por meio de conexão via cabo P2 em aparelhos sem bluetooth.
- Qualidade de Áudio: 7,3
- Design & Ergonomia: 8,3
- Usabilidade: 8,3
- Sistema: 7,3
- NOTA FINAL: 7,8
Outro modelo que não foi unânime entre os jurados, mas acabou recebendo uma nota considerada boa no final da seleção. Uma das qualidades do modelo está na possibilidade de trocar de almofadas de orelha, alternando entre uma feita com material que lembra couro e outra com um tecido similar à microfibra.
A qualidade sonora é competente, mas a concorrência simplesmente mandou melhor nesse quesito —uma das questões apontadas pelos jurados foi o excesso de graves.
*Com informações de reportagem de Rodrigo Lara.
Quer ficar por dentro das principais ofertas da internet? Acompanhe o Monitor de Ofertas UOL, que seleciona diariamente grandes descontos em diversos produtos. Siga o Monitor de Ofertas também no Twitter.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.