Topo

ANÁLISE

Testamos fone de ouvido flex da JBL, e ele está com 20% OFF no Prime Day

Julia Guglielmetti

Colaboração para Tilt

12/07/2023 16h03

Conhecida por suas caixinhas de som potentes, que animam festas e churrascos, a JBL também tem fones de ouvidos interessantes para os momentos de curtir a música sozinho. Um deles é o JBL Tune Flex, cuja principal característica está no nome: flex.

Com design híbrido, esse fone de ouvido sem fio agrada tanto quem prefere modelos intra-auriculares, com ponteiras isolantes, quanto quem prefere o fone mais tradicional, sem a borrachinha dentro do ouvido.

O modelo está em promoção durante o Amazon Prime Day, que termina nesta quarta-feira (12). O vídeo acima traz uma visão geral do fone. As informações mais detalhadas estão abaixo neste texto.

Uso simples

O modelo tem Bluetooth 5.2, que é mais rápido, e o primeiro uso já foi bem simples: só de tirar os fones do estojo, já foi encontrado pelo celular, sem aquela chatice de pressionar o botão por alguns segundos, sabe?

Para usar no dia a dia, também é só tirar do estojo e colocar na orelha, que ele se conecta automaticamente. Prático como todo fone sem fio deveria ser.

A JBL não informa o alcance dele, mas testei usar pelo meu apartamento de 70m² sem ficar levando o celular comigo e funcionou bem. Teve alguns engasgos, principalmente ao fechar a porta dos cômodos, mas rolou.

Eu tive um pouco de problema para manuseá-lo ao guardar na caixinha. Como ele tem alguns controles com toque leve, ativei o comando de voz no meu celular algumas vezes e até fiz uma ligação sem querer para uma pessoa nada a ver. Nem sei como ele conseguiu.

Mas, tirando isso, é legal poder ativar e desativar o cancelamento de ruído, pausar e passar música ou atender chamadas tocando no fone.

É flex

O principal diferencial desse fone é a opção de usá-lo de forma intra-auricular, com ponteiras de borracha que "vedam" os ouvidos e oferecem melhor isolamento de ruídos externos, ou de forma auricular, que se encaixa na parte externa dos ouvidos, sem entrar no canal auditivo.

Testei com e sem as borrachinhas e percebi que, das duas formas, o fone não incomoda muito.

O modelo também é resistente à água, então se acontecer de tomar uma garoa leve no caminho de volta para casa ou suar correndo atrás do ônibus, ele não vai parar de funcionar.

Apesar disso, é importante lembrar que esse não é o fone mais indicado para atividade física, por não ter uma segurança extra que o mantém preso ao ouvido.

JBL Tune Flex  - Julia Guglielmetti/UOL - Julia Guglielmetti/UOL
JBL Tune Flex vem com estojo de carregamento
Imagem: Julia Guglielmetti/UOL

Som equilibrado

A JBL já é uma marca bem conhecida por suas caixinhas (ou caixonas) Bluetooth de boa qualidade de som e que costumam agradar a bastante gente. O fone não é diferente.

Ele funciona bem com diferentes gêneros de música. Para quem gosta de ouvir com som muito alto, talvez esse modelo não seja a melhor opção, mas nem é saudável ir além do volume que ele oferece.

E eu não sei você, mas ao contrário de muita gente, eu não sou muito fã de frequência de grave muito forte. O bom é que esse fone oferece um som equilibrado, mesmo que ainda tenha um grave um pouquinho mais forte do que eu gostaria, por causa da tecnologia Pure Bass.

Caso você estranhe alguma coisa, também é possível mexer na equalização pelo aplicativo da JBL.

Cancelamento de ruído

Mesmo no modo aberto, sem as borrachinhas, você pode usar a função de cancelamento ativo de ruído. Ela não elimina todo o som ao redor, mas já ajuda bastante. Para lugares muito barulhentos, o melhor mesmo é usá-lo da forma intra-auricular.

Pela faixa de preço, é uma funcionalidade boa e que entrega o que é prometido.

Bateria

A duração da bateria é de oito horas sem o uso do cancelamento de ruído ou de seis com ele ativado. Além disso, dá para dar mais três recargas (24 horas) antes da bateria do estojo acabar.

Se estiver com pressa, carregando o fone por 10 minutos dá para usá-lo por duas horas.

Vale a pena?

Para o meu tipo de uso, achei que vale. Isso porque eu prefiro um som um pouco mais equilibrado e tenho problemas com o conforto do intra-auricular, mas às vezes sinto falta, principalmente quando estou em lugares mais barulhentos, tipo no metrô.

O modelo também vem com quatro microfones e promete fazer ligações com áudio limpo, sem muita interferência de ruídos externos

Não é o fone mais baratinho do mundo, mas é bem mais acessível que um AirPod, por exemplo. E, no Prime Day, o desconto tá valendo bem a pena.

Curte eletrônicos, games e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de produtos: no Monitor de Ofertas UOL, no Twitter (@ofertas_uol), no Telegram (monitordeofertasuol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

Rodapé content commerce -  -