Barbie brasileira existe, tem casa rosa e 20 milhões de fãs no TikTok
Priscila Carvalho
Colaboração para Tilt, no Rio de Janeiro
21/07/2023 04h00Atualizada em 21/07/2023 13h15
Assim como muitas crianças da década 90, a curitibana Bruna Carolina Peres cresceu amando tudo que era relacionado ao universo da Barbie — cujo filme estreou ontem (20). A paixão a acompanhou na vida adulta, e hoje ela vive num mundo cor de rosa, literalmente.
Conhecida como Bruna Barbie, ela soma 20,2 milhões de seguidores no TikTok, 4,16 milhões de inscritos no YouTube e 606 mil no Instagram. Nas plataformas ela publica vídeos e fotos da sua casa rosa, das suas roupas, da sua rotina.
"Eu gostava do universo das patricinhas e também da Barbie. Comecei a mudar o guarda-roupa. Na escola me chamavam de Bruna Barbie. Esse apelido pegou forte e acabou viralizando", conta a Tilt.
Como tudo começou
Mesmo não revelando a idade atual - Bruna brinca que tem 64 anos igual a Barbie original -, a influencer conta que quando criança ela montava looks, se vestia igual à boneca e gostava de trocar de roupas. Aos 12 anos começou, de fato, a incorporar a personagem.
Em meados de 2009, já adulta, a jovem fazia postagens como se fosse a boneca da Mattel, com muitas coisas rosas. Aos poucos, começou a se tornar popular em vídeos gravados para o YouTube - e tem quem a conheça como "Barbie brasileira", conta a influenciadora.
Vida antes da Barbie
Antes de assumir a "vida de Barbie", Bruna chegou a fazer trabalhos como modelo quando adolescente, mas nunca seguiu carreira.
Ao terminar o ensino médio, decidiu se graduar em direito. A jovem fez estágios, completou a faculdade, mas não se imaginou trabalhando na profissão. A paixão por produzir conteúdos para a internet foi maior, lembra ela.
Em 2013, a curitibana começou a levar mais a sério os vídeos como Barbie. "Um amigo meu, que hoje faz parte da minha assessoria, me incentivava, já que eu gostava muito de pink. A gente começou fazendo postagem e começou com a publicidade", relembra. Desde então, ela atua como influencer de forma integral nas redes sociais.
Bruna conta a Tilt que, diante da divulgação do novo filme da Barbie, seus perfis tiveram um boom de acessos. Até o Instagram que, segundo ela, estava mais devagar, mostrou diferença. "Acho que já cresceu uns 5 mil seguidores", diz.
Ao ser questionada se tem muitos haters, que a criticam pelo personagem criado, a influenciadora afirma que já teve mais no passado. Agora, recebe mais mensagens positivas do que negativas. A maioria do seu público é de mulheres, que têm entre 15 a 40 anos, de acordo com a "Barbie brasileira".
Mais de dois mil produtos, a maioria rosa
Bruna destacou ainda que a mudança de seu guarda-roupa para itens rosas foi ocorrendo aos poucos, a partir da compra de bolsas, sapatos, toalhas, brinquedos e outros acessórios ligados ao mundo da boneca Barbie.
A influenciadora diz que tem mais dois mil itens licenciados e pouco mais de 100 bonecas originais. Atualmente, ela nem precisa gastar dinheiro: "Ultimamente tenho recebido. Acabo ganhando e não comprando mais. Tenho até trailer que recebi [de empresas]."
A casa da Barbie
Seu vídeo mais viral do TikTok, onde possui o maior número de seguidores, registrou mais de 77 milhões de visualizações. As imagens mostram partes da casa que Bruna reformou e montou no litoral do Paraná.
Todos os cômodos são inspirados na boneca e na cor rosa. Isso inclui piscina, closet, cozinha com eletrodomésticos nessa cor e até o carro não escapou do tom oficial.
Ela também tem um estúdio para fazer as gravações dos vídeos que serão publicados nas redes sociais.
Segundo Bruna, os investimentos em reforma, móveis e estrutura do local têm sido altos: "já tinha colocado na ponta do lápis. Vamos dizer que gastei meio milhão de reais, talvez um pouco mais. Passa um pouco, já que agora estou reformando e vai ter um andar novo."
Ela prefere não revelar o nome da cidade em que mora atualmente para tentar preservar um pouco de sua privacidade. No fim do ano, principalmente por conta das festas e férias escolares, Bruna diz ter tido muitas pessoas batendo na porta para conhecer "A casa da Barbie", inclusive enviando cartas.
Vive como Barbie, mas não quer ser igual
Ao contrário de algumas pessoas que fazem procedimentos estéticos para ficar parecidas com o rosto e corpo da boneca Barbie, Bruna afirma que nunca fez nada do tipo.
A influenciadora ressalta que fez alguns procedimentos, como preenchimento labial, mas sem o intuito de mudar por completo quem ela é. De vez em quando, em alguns eventos, ela coloca lentes de contato em tom azul ou verde para ficar mais perto da personagem. Os cabelos também foram clareados.
Fora dos olhares da internet, Bruna diz que não se desfaz por completo do estilo Barbie de ser. "Mantenho essa identidade mesmo por trás das câmeras. Tem dia que não estou tão arrumada, mas estou de pijama rosa. Eu estou acostumada a usar", destaca ela, que brinca que não pretende tirar a cor do guarda-roupa tão cedo, mesmo se um dia deixar de ser a "Barbie Brasileira".
Planos futuros
Depois de conquistar a sua casa rosa, Bruna deseja comprar uma fazenda e transformá-la num abrigo para animais resgatados, como cavalos, cachorros e outros. E claro: tudo será no estilo Barbie, diz.
"Eu brigo muito pela causa e esse sonho está de pé. Quero ter aquele espaço para abrigar os bichos", conclui.