Topo

Adeus, passarinho! Musk diz que em breve marca do Twitter mudará

De Tilt*, em São Paulo

23/07/2023 11h44Atualizada em 25/07/2023 11h43

O bilionário Elon Musk, que oficializou a compra do Twitter no ano passado, disse na madrugada deste domingo (23) que a rede vai aos poucos mudar um elemento importante da sua identidade visual.

O pássaro, que inspira o nome da rede social em inglês, deve dar lugar ao X, que é o nome escolhido por Musk após finalizar a aquisição da companhia.

"Em breve, devemos dizer adeus à marca Twitter e, gradualmente, todos os pássaros", escreveu Musk na rede social.

Na sequência, disse que se alguém submetesse algum novo logotipo legal com a letra X, ele passaria a implementar gradualmente em toda a rede social até amanhã.

O empresário deixou o tuíte abaixo como fixado em seu perfil com um possível novo logotipo para a rede social.

O nome Twitter tem relação com o termo inglês "tweet", que significa "gorjear", que é justamente o canto do pássaro - símbolo da rede social.

Por essa razão os tweets (ou tuítes, na forma em português), os pios dos pássaros, representam as mensagens publicadas pelos usuários.

Desde abril de 2023, a empresa Twitter deixou de existir - ainda que o site continue ativo. Nesta data, a rede social foi incorporada à empresa X Corp, companhia criada para abrigar a plataforma.

A letra X acompanha Musk há anos. Segundo o site especializado The Verge, X.com foi o nome inicial sugerido por ele para a plataforma de pagamentos PayPal. A empresa espacial do empresário, a SpaceX, também conta com a letra, e um dos carros da Tesla (outra companhia controlada pelo empresário) se chama Model X.

No ano passado, após a compra do Twitter, o empresário sinalizou que gostaria de tornar a plataforma um superapp como o chinês WeChat, que combina troca de mensagens, rede social, sistema de pagamento, além de permitir pedir comida e carros para transporte.

Polêmicas e substituição de marca

O site do Twitter diz que seu logotipo, representando um pássaro azul, é "nosso ativo mais reconhecível". "É por isso que o protegemos tanto", acrescenta o site.

O pássaro foi temporariamente substituído em abril pelo cachorro Shiba Inu da Dogecoin, ajudando a aumentar o valor de mercado da moeda meme.

A empresa foi alvo de críticas generalizadas de usuários e profissionais de marketing quando Musk anunciou no início deste mês que o Twitter limitaria quantos tweets por dia várias contas poderiam ler.

Os limites diários ajudaram no crescimento do serviço rival Threads, de propriedade da Meta, que ultrapassou 100 milhões de inscrições em cinco dias após o lançamento.

A complicação mais recente do Twitter foi uma ação movida na terça-feira alegando que a empresa deve pelo menos 500 milhões de dólares em indenizações a ex-funcionários. Desde que Musk a adquiriu, a empresa demitiu mais da metade de sua força de trabalho para cortar custos.

*Com informações da Reuters