Topo

Attenzione pickpocket! De onde veio viral que chegou até a 'Terra e Paixão'

Cena de "Terra e Paixão" teve meme italiano - Reprodução de vídeo
Cena de 'Terra e Paixão' teve meme italiano Imagem: Reprodução de vídeo

Simone Machado

Colaboração para Tilt, em São José do Rio Preto (SP)

26/07/2023 11h25Atualizada em 27/07/2023 10h57

Se você acessou Twitter, Instagram ou TikTok nas últimas semanas, com certeza se deparou com essas duas expressões italianas: "Attenzione pickpocket!" ou "Attenzione borseggiatrici!". E a coisa cresceu tanto, que chegou à novela "Terra e Paixão".

No episódio de ontem da novela global das nove, Luigi (Rainer Cadete) vive um suposto italiano golpista e tenta visitar a boate de Luana (Valéria Barcellos). Mas, quando Berenice (Thati Lopes) vê a movimentação estranha do marido de Petra (Debora Ozório), ela sai gritando o meme, expulsando Luigi dali.

De onde veio o meme?

Em português, as frases significam "Cuidado, batedores de carteira". Elas ficaram conhecidas após um vídeo viralizar no TikTok. Nele, uma mulher aparece gritando as duas frases para avisar turistas sobre possíveis ladrões de objetos pessoais, que estão ocorrendo em Veneza, na Itália. De celulares a documentos, passaportes e carteiras. Os bandidos não estão perdoando nada.

Os vídeos mostram a mulher gritando e normalmente exibe as pessoas suspeitas de cometerem os furtos. Eles são publicados pela conta "Cittadini Non Distratti" (Cidadãos Não Distraídos) no TikTok e já passaram da marca de 10 milhões de visualizações.

Segundo a revista "Newsweek", a voz que viralizou é de Mônica, de 57 anos, que há três décadas faz parte desse grupo de voluntários. No total, são 40 pessoas responsáveis por procurar e chamar atenção dos turistas para possíveis ladrões.

"Decidimos tornar nossos vídeos virais para informar os turistas para que eles tenham cuidado. Falta prevenção e informação sobre o que está acontecendo na cidade e estamos felizes que esses vídeos estão deixando as pessoas verem o problema em Veneza e em todas as cidades italianas", disse a mulher.

Ainda que o grupo exista há 30 anos, foi só há quatro anos que resolveram criar uma página no Facebook, chamada de "Cittadini Non Distratti". Além de tenta evitar furtos e roubos de carteiras nas ruas do país, a página mostra imagens de pessoas suspeitas.

Foi só recentemente que a página viralizou no TikTok após a publicação de vídeos com a voz da mulher italiana gritando e com pessoas correndo pelas ruas de Veneza.

A partir do viral, diversos memes surgiram e passaram a ser compartilhados centenas de vezes nas redes sociais.

Veja alguns desses memes: