Topo

O que são óvnis, citados em declaração polêmica de ex-oficial dos EUA

Óvni, "objetos voadores não identificados", é a sigla em português para UFO, ou "unidentified flying object" - Getty Images
Óvni, 'objetos voadores não identificados', é a sigla em português para UFO, ou 'unidentified flying object' Imagem: Getty Images

Colaboração para Tilt

27/07/2023 20h32Atualizada em 28/07/2023 08h22

O ex-oficial de inteligência da Força Aérea David Grusch afirmou que o governo dos Estados Unidos mantém em sigilo um programa de defesa de longa data que coleta evidências da existência de vida em outros planetas.

As afirmações ocorreram em uma audiência na Câmara dos Deputados americana sobre objetos voadores não identificados, os óvnis, e fenômenos anômalos não identificados.

Mas, afinal, o que são óvnis?

Óvni, "objetos voadores não identificados", é a sigla em português para UFO, ou "unidentified flying object", em inglês.

É qualquer objeto — ou luz — visto no céu que não é compreendido por quem os vê em um primeiro momento.

Não quer dizer que seja de origem extraterrestre, mas apenas que não há confirmação do que se trata.

Em geral, essas aparições são investigadas por órgãos governamentais — mas muitas vezes os arquivos são confidenciais ou não há imagens e dados suficientes para chegar a uma conclusão.

Devido à constante associação do termo óvni a naves alienígenas, o Pentágono criou a sigla UAP ("fenômenos aéreos não identificados", do inglês "unidentified aerial phenomenon").

Alguns são explicados por fenômenos naturais (planetas, reflexos, nuvens e outras ocorrências atmosféricas). Outros são tecnologias humanas (drones, balões, lasers). E há aqueles que seguem sem explicação após as investigações.

O que aconteceu

Grusch, que fazia parte de uma força-tarefa do Pentágono que investiga esse tipo de fenômeno, diz que o governo teria sob seu poder naves e produtos biológicos "não humanos". Um comitê no Congresso Americano investiga a existência de óvnis e procura saber se o governo estaria ocultando informação sensível sobre o tema.

*Com reportagem de Marcella Duarte, de Tilt.

Para mais vídeos com notícias, dicas e curiosidades de tecnologia e de ciência, siga @tilt_uol no TikTok.