Por que livro de Natália Pasternak está causando revolta de psicanalistas?

O livro "Que bobagem!: pseudociências e outros absurdos que não merecem ser levados a sério", da microbiologista Natália Pasternak e do jornalista Carlos Orsi, deu o que falar. Desde que foi lançado, em julho, tem provocado repúdio de entidades médicas e psicanalistas.

Pasternak é professora pesquisadora da Universidade de Columbia e presidente do IQC (Instituto Questão de Ciência). Ela ganhou notoriedade durante a pandemia, quando participou da CPI da Covid e defendeu o uso de máscaras e distanciamento social. Orsi é formado pela ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP (Universidade de São Paulo), escritor e fundador do IQC.

O UOL apresenta a seguir alguns argumentos que são defendidos pelos autores e outros pontos que são questionados pelos críticos à obra.

O que dizem os autores no livro?

Continua após a publicidade

Quais são as críticas de entidades médicas e psicanalistas?

Continua após a publicidade

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás também manifestou repúdio a afirmações de Natália sobre a acupuntura e a homeopatia. "Ao afirmar que essas práticas não possuem fundamento científico, a bióloga demonstra flagrante ignorância em relação à vasta literatura que comprova a eficácia e segurança dessas abordagens terapêuticas."

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.