A caminho da Lua: nave russa Luna-25 tira primeiras fotos do espaço; veja
Marcella Duarte
De Tilt, em São Paulo (SP)
15/08/2023 18h09
A Rússia está voltando à Lua depois de quase 50 anos. A missão Luna-25 atingiu nesta terça-feira (15) a órbita do satélite terrestre e deve pousar lá nos próximos dias.
É uma sonda não tripulada, que quer fazer história ao chegar no polo Sul da Lua antes de qualquer outro país. Nenhuma pessoa ou missão robótica esteve lá, um local mais repleto de crateras, escuro e gelado do que os visitados pelo programa Apollo, da Nasa, entre 1969 e 1972.
Lançada na última quinta-feira (10), esta é a primeira missão russa à superfície lunar desde 1976, quando ocorreu a Luna-24, que trouxe amostras de solo.
A Luna-25 capturou suas primeiras imagens do espaço neste domingo (13), quando estava a cerca de 310 mil km da Terra. Nas fotos, dá para ver a estrutura da nave, a Terra e a Lua em meio à escuridão espacial.
Agora, a sonda deve orbitar a Lua por cerca de uma semana, se preparando para o pouso em uma das três grandes crateras do polo Sul da Lua. Seu principal objetivo é analisar o terreno, em busca de indícios de água em forma de gelo. Ela deve operar por pelo menos um ano.
Nesta nova corrida espacial rumo à Lua, outro país também se prepara para pousar na mesma região nos próximos dias: a Índia, com a missão Chandrayaan-3. Já o programa Artemis, da Nasa, quer levar astronautas para a órbita da Lua no ano que vem, e que eles pisem no polo Sul em 2025.