Topo

Qual o melhor smartwatch para o dia a dia? Estes são os nossos favoritos

Médico Paulo Puccinelli segura quatro smartwatches; da esquerda para a direita: Xiaomi Mi Watch, Apple Watch SE, Galaxy Watch 5 e Huawei GT Runner Imagem: Mariana Pekin/UOL

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt*

31/08/2023 04h00

Muita gente pensa que smartwatches só servem para fanáticos por esporte ou saúde. Mas esses aparelhos foram criados para serem usados o dia todo —e contam com a maioria das praticidades que você encontra no seu smartphone.

E se você está querendo um smartwatch, Tilt testou oito aparelhos e elegeu os melhores em diversas categorias —entre elas, a de Melhor Smartwatch para o Dia a Dia.

Nesse quesito, ficamos de olho em como esses relógios se integram e facilitam nossa rotina, seja para tocar música, atender ligações, acessar apps ou até disparar remotamente a câmera do celular.

Relacionadas

Foram avaliados os Apple Watch SE e Series 8; os Samsung Galaxy Watch 5 e Galaxy Watch 5 Pro; os Huawei GT 3 e GT Runner; e os Xiaomi S1 Active e Mi Watch. E o grande vencedor foi o Apple Series 8, com uma média final de 9,54 pontos.

Confira abaixo os critérios da avaliação.

Um iPhone no pulso

Puccinelli com o Apple Watch Series 8: integração perfeita Imagem: Mariana Pekin/UOL

Assim como outros Apple Watches, o Series 8 só se conecta com iPhones. É uma faca de dois gumes: por um lado, isso limita o público-alvo do produto; mas, por outro, ele se integra perfeitamente ao celular que o usuário já está acostumado.

Esse foi o principal foco dos elogios dos nossos avaliadores: a editora-assistente Bruna Souza Cruz, o produtor Rodrigo Lara e o médico e atleta amador Paulo Puccinelli.

Ele é uma extensão do celular. Ao ser emparelhado, ele já sincroniza e baixa os aplicativos do iPhone disponíveis no relógio. O manuseio é fácil e a interatividade é excelente.
Paulo Puccinelli

Tudo que o Watch Series 8 se propõe a fazer, ele faz muito bem e essa é a melhor característica dele. É possível deixá-lo do jeito que você quiser, com os aplicativos, organização de ícones e aparência que atenda ao seu gosto, ainda que isso exija uma certa dedicação e tempo.
Rodrigo Lara

É bem prático ler mensagens do WhatsApp direto na tela do relógio e acessar o controle de músicas. Usei também a opção do timer enquanto cozinhava por meio da assistente de voz Siri.
Bruna Souza Cruz

As funções dedicadas ao monitoramento da saúde e às práticas esportivas também foram elogiadas (o aparelho também venceu os prêmios dedicados especificamente a estes quesitos). Mas nem tudo são flores: a pulseira pouco prática, a bateria de pouco fôlego, o preço nas alturas e a conectividade exclusiva com iPhone foram alvos de críticas.

Outras boas escolhas

Se o preço do Series 8 te desanimou, a boa notícia é que a categoria Dia a Dia foi bem disputada, com pouca diferença de ponto entre os oito smartwatches - sinal de que todos terão um impacto positivo na sua rotina.

O vice-campeão, Apple Watch SE, retém as principais funcionalidades do "irmão mais velho", Series 8, mas pontuou menos nos critérios de Saúde, Esporte e Usabilidade.

O Huawei GT3 surpreendeu e ficou com a medalha de bronze. Ele foi eleito o melhor na categoria custo-benefício.

O relógio da Huawei tem um preço bastante convidativo, especialmente considerando o que ele entrega. Primeiro, ele é compatível com qualquer celular, seja iOS ou Android —e mantém suas principais funcionalidades em ambos os sistemas (com alguns recursos extras para Android).

Segundo, ele é um modelo bastante completo, a ponto de ganhar elogios surpresos dos três jurados que o testaram.

É um smartwatch com cara de relógio convencional e inteligência que muitos não têm. Ele tem muitos recursos interessantes, sistema intuitivo, é à prova d'água e tem bateria que dura uma semana.
Bruna Souza Cruz

Como foi a avaliação

Os membros do júri foram:

  • Os jornalistas de tecnologia Marcel Nadale, Bruna Souza Cruz, Guilherme Tagiarolli, Gabriel Daros e Marcella Duarte
  • O produtor especializado em tecnologia Rodrigo Lara
  • Os jurados especiais Paulo Puccinelli e Gabriel Ganme, ambos médicos do esporte e atletas amadores

Cada aparelho foi avaliado por três pessoas, que deram nota de 0 a 10 em seis quesitos:

  • Design e estilo
  • Sistema
  • Usabilidade
  • Saúde
  • Esporte
  • Funcionalidades

Na categoria Dia a Dia, foi feita a média a partir de todas as seis notas, com peso 2 para a pontuação em Funcionalidades.

Confira abaixo a pontuação final de todos os modelos nesta categoria:

*Com informações de conteúdo publicado em 12/11/2022.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Qual o melhor smartwatch para o dia a dia? Estes são os nossos favoritos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Produtos