Spotify vai traduzir podcasts com inteligência artificial; ouça pilotos
O Spotify anunciou que irá traduzir, com a ajuda de inteligência artificial, vozes presentes em podcasts para outros idiomas. A novidade foi anunciada hoje pela empresa de streaming.
O que aconteceu
Na fase piloto, o projeto irá traduzir episódios específicos de podcasters falantes de inglês. Foram anunciados como parceiros os podcasters Dax Shepard, Monica Padman, Lex Fridman, Bill Simmons e Steven Bartlett. Eles serão os primeiros a terem algumas traduções disponíveis na plataforma.
As adaptações serão feitas primeiramente para o espanhol, com previsão de traduções para o alemão e o francês. O Spotify não deu mais informações sobre outros idiomas —incluindo o português.
Do you dream of a world where some of the top podcasts would be spoken in your native language? Well, that's now possible. We're excited to pilot Voice Translation, a groundbreaking feature powered by AI that translates podcasts into additional languages—all in the podcaster's? pic.twitter.com/7ebVwF99hD
-- Spotify News (@SpotifyNews) September 25, 2023
Spotify utilizou de tecnologia da OpenAI, criadora do ChatGPT, para manter a voz original. Segundo a plataforma, a intenção é tornar experiência mais "autêntica", "pessoal" e "natural" do que a tradução simultânea tradicional.
Ao combinar a própria voz do criador, o Voice Translation oferece aos ouvintes de todo o mundo o poder de descobrir e se inspirar em novos podcasters de uma forma mais autêntica do que nunca.
Ziad Sultan, vice-presidente de Personalização do Spotify, em nota sobre o projeto
Episódios traduzidos trazem aviso no começo, no título e na descrição. A entrevista que Lex Fridman fez com o escritor e professor de história Yuval Noah Harari, por exemplo, tem a informação de que as vozes do apresentador e do entrevistado foram traduzidas do inglês.
Ouça aqui os episódios traduzidos até agora pelo projeto do Spotify.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.