Topo

'Ferrari' dos robôs aspiradores: por que o Roomba é tão caro?

Aspirador robô Roomba j9+, o modelo mais robusto da fabricante iRobot, tem 40 vezes mais sucção Imagem: Divulgação/ iRobot

Julia Moióli

Colaboração para o Guia de Compras UOL

27/09/2023 04h00

Manter a casa limpa sem precisar sair do sofá é um apelo e tanto! Foi assim que o aspirador robô ganhou o coração das famílias brasileiras e virou um dos maiores sonhos de consumo.

Mesmo com diversas opções disponíveis hoje em dia, uma delas continua reinando absoluta no imaginário do consumidor: o Roomba, da marca iRobot. Pioneiro na categoria, é considerado a "Ferrari" dos aspiradores robôs —tanto em funcionalidades quanto em preço. Conheça abaixo as quatro opções disponíveis atualmente no mercado brasileiro.

  • Aspira poeira e partículas até nos cantinhos mais difíceis porque tem 40 vezes mais sucção;
  • Esvazia-se automaticamente na Clean Base com sacos feitos de material que prende pólen e mofo;
  • Além de comando de voz, pode ser controlado pelo smartphone.

  • O modelo mais recente é ideal para quem tem pets porque conta com sensores que detectam e desviam de dejetos sólidos de animais (além de cabos e sapatos);
  • Também se esvazia automaticamente na estação de limpeza;
  • Pode ser acionado por comando de voz.

  • O destaque é a possibilidade de limpeza personalizada: o robô aprende seus hábitos de limpeza e faz recomendações;
  • Também conta com a estação de eliminação automática de sujeira Clean Base.

  • Segundo o fabricante, é o único com duas escovas multissuperfície e uma lateral giratória;
  • Retorna sozinho para a base;
  • Conta com sensores antiqueda;
  • É acionado por controle de voz e smartphone.

No site da fabricante iRobot (www.irobot.com.br), é possível responder um questionário para descobrir qual Roomba mais combina com seu estilo de vida.

Roomba é mesmo diferente dos outros aspiradores robôs?

Quem compra garante que sim.

O aspirador tem potência maior com relação aos modelos de entrada e acredito que isso ajudou bastante na sucção. A sucção lenta e fraca era uma desvantagem chata de outro aspirador manual que tínhamos e fizemos questão de pensar nisso ao escolher o produto. Enfim, estamos satisfeitos com o trabalho do robô.

Sérgio, sobre o Roomba i3 EVO, em resenha na Magalu

Com 3 dias de uso, já estou gostando muito! Todas as vezes que eu usei ele sempre conseguiu retirar muita sujeira, tanto pó como pelo de cachorro e cabelos!

Leonardo, sobre o Roomba j7, na Amazon

Simplesmente perfeito

Ramonna, sobre o Roomba i3 EVO, na Magalu

Vantagens do Roomba

Além da praticidade (basta apertar ou acionar por voz o botão "Clean" e deixar que ele faça todo o trabalho), uma das principais vantagens citadas por influencers e consumidores é a estação de eliminação automática de sujeira, a Clean Base.

Outra é o fato de se conectar e comunicar com outros objetos da casa, como assistentes virtuais e smartphones. Isso permite acionamento por comando de voz e à distância.

Quando o assunto é a limpeza propriamente dita, o sucesso do Roomba se deve não só às escovas duplas de borracha, que limpam bem diferentes tipos de piso, mas também ao conjunto elaborado de sensores.

Esses dispositivos capturam mais de 230 mil pontos de dados por segundo para criar um mapa detalhado do ambiente, guiam o aspirador e ainda alertam para áreas mais sujas.

E as desvantagens?

Os consumidores que levaram o Roomba para casa reconhecem algumas, sim. O barulho, por exemplo, incomoda algumas pessoas.

Achei um pouco barulhento, bem menos que um aspirador comum

Leonardo, sobre o Roomba j7, na Amazon

Tem ainda quem não fique satisfeito com os sensores:

O aparelho realmente aspira muito bem, porém os sensores são limitados. Ele tem que bater nos objetos para sentir e desviar, com isso, o meu aparelho está ficando com manchas brancas por conta da tinta do rodapé da minha casa e pequenos arranhões nas laterais. Ele não acompanha a parede virtual, tem que ser comprada separadamente. E ele não possui um controle de direção, o aplicativo só serve para mandar ele ligar e desligar na hora que você precisa ou marcando um horário específico que você queira.

Felipe, sobre o Roomba 694, no Magalu

Curte eletrônicos, games e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de produtos: no Monitor de Ofertas UOL, no Twitter (@ofertas_uol), no Telegram (monitordeofertasuol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Ferrari' dos robôs aspiradores: por que o Roomba é tão caro? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt