Pré-venda do iPhone 15 começa hoje no Brasil; preços estão com desconto
Do UOL, em São Paulo
27/09/2023 08h12Atualizada em 28/09/2023 19h18
A pré-venda do novo iPhone 15 começa hoje no Brasil. Quem puder pagar à vista tem 10% de desconto.
O que aconteceu:
A pré-venda inclui o iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. A linha foi apresentada no último dia 12.
Os lançamentos têm preços entre R$ 7.299 e R$ 13.999. A Apple oferece 10% de desconto em pagamentos à vista no cartão de crédito.
A principal mudança do novo iPhone 15 é o fim da porta Lightning para recarga de bateria. O padrão agora é a entrada USB-C, já usada há anos por smartphones com o sistema Android.
Novidades do iPhone 15:
1) Ilha dinâmica em todos os aparelhos
O recurso aproveita o entalhe na parte superior da tela para exibir informações de aplicativos. Para apps de música, por exemplo, será possível tocar a próxima canção ou voltar para a anterior.
2) Câmera turbinada
Agora, o iPhone 15 permite três formatos básicos de zoom. É a primeira vez que a Apple traz essa função para um celular com apenas duas câmeras traseiras.
Quando o ambiente estiver com pouca luz, as câmeras também se comportarão melhor do que as da geração anterior, pois vão capturar mais detalhes e manterão a qualidade ainda que tenham de registrar diferentes tons de pele.
No iPhone 15 Pro, o modo noturno captura mais cores e detalhes. O zoom óptico é de cinco vezes, mais potente que a geração anterior. A câmera principal permite que os usuários mudem entre três diferentes lentes, de 24 mm, 28 mm e 35 mm.
Para os todos os iPhones 15, a Apple promete ainda uma nova geração do modo retrato. Sem que os usuários ativem esse modo, o iPhone vai tirar fotos que exibem cores mais vivas e um fundo desfocado com mais intensidade. Isso ocorrerá porque, quando o celular detectar uma pessoa no primeiro plano, ativará o desfoque de fundo automaticamente. Caberá ao usuário escolher se quer a foto comum ou no modo retrato, mas só depois de a imagem ter sido registrada.
3) Entrada USB-C
Todos os celulares da família iPhone 15 serão vendidos com uma entrada no padrão USB-C no lugar da porta Lightning. A mudança ocorre após uma lei da União Europeia determinar que até dezembro de 2024 todos os tipos de eletrônicos portáteis vendidos no bloco devem adotar um formato único.
O objetivo é fazer com que o consumidor gaste menos ao usar um único cabo, por exemplo, para o celular, tablet, GPS, câmeras digitais, consoles de videogames. Além disso, existe o fator sustentável, já que a mudança tende a diminuir a produção desses componentes, eliminando os resíduos gerados no processo de fabricação.
4) Moldura de titânio
Os novos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max ganharam uma estrutura de borda feita de titânio, seguindo o padrão do relógio Apple Watch Ultra. Uma curiosidade: este é o mesmo material usado para trazer amostras do solo de Marte para a Terra.
A ideia da Apple é ter um celular mais leve do que as gerações anteriores e com um material que dissipa melhor o calor. Pode ser o fim dos iPhones esquentadinhos.
5) Botão de ação
Outra novidade apenas para os iPhones 15 Pro e 15 Pro Max é o uso do botão de silenciar para outros comandos, como acionar a câmera.
6) Processador novo
O processador dos iPhones 15 e 15 Plus é o A16, presente nos modelos iPhone 14 Pro e 14 Pro Max.
Os smartphones mais potentes da nova linha foram turbinados. Com isso, iPhone 15 Pro e 15 Pro Max serão equipados com o chip A17 Pro, que possui 19 bilhões de transistores.
Com o A17, as transferências via USB-C serão três vezes mais rápidas para dar conta de grandes arquivos, como vídeos em 4K.