Retrospectiva Spotify 2023: como saber quais as músicas você mais ouviu
Dezembro marca a temporada oficial das retrospectivas de final de ano. O Spotify começa a liberar nesta quarta-feira (29) as listas de artistas, músicas e podcasts mais ouvidos pelos usuários.
A novidade em 2023 é que, baseado no seu consumo de músicas, a plataforma vai atribuir uma persona que melhor descreve como você utilizou o app no ano, além de exibir o top 5 gêneros e artistas mais ouvidos.
Como fazer?
Para conferir sua retrospectiva, chamada Spotify Wrapped, é bem simples. Ao entrar no app em seu celular ou tablet (com o sistema operacional Android ou iOS) com perfil e senha, um aviso já aparecerá na tela sugerindo a visualização da sua retrospectiva 2023.
Os resultados são apresentados em formato de Stories, para serem facilmente compartilhados no Instagram, TikTok, Facebook ou WhatsApp.
É importante destacar que o aplicativo Spotify deve estar atualizado no seu dispositivo. E que o recurso está sendo liberado aos poucos (algumas pessoas podem não conseguir visualizar por enquanto).
O que tem de novidade na Retrospectiva Spotify 2023?
Além de artistas e músicas mais ouvidas, o app definirá "personas" com base no seu consumo musical. As opções são:
- Mutante - seu artista favorito muda a toda hora.
- Alquimista - você cria suas playlists mais que todo mundo.
- Raio de luz - seu gosto musical irradia a luz que existe em você -- no fundo, quer dizer que você ouve músicas divertidas e animadas.
A retrospectiva também exibe em quais locais há usuários com hábitos musicais semelhantes aos seus, o seu top 5 de gêneros e artistas mais ouvidos — no caso dos artistas, é possível ver, inclusive, em quais meses eles foram mais escutados.
Outra novidade é usar a experiência "Match" para a retrospectiva. Dessa forma, você consegue convidar amigos para combinar suas músicas favoritas, verificar a correspondência e compartilhar uma única playlist.
Artistas mais ouvidos no Spotify em 2023
Além da retrospectiva individual, o Spotify também reuniu dados dos seus milhões de usuários para revelar quem mais bombou no ano.
Dentre os artistas, o destaque vai para o sertanejo, que emplacou quatro posições no top 5 nacional; a exceção é o funkeiro MC Ryan SP:
- Ana Castela
- Henrique & Juliano
- MC Ryan SP
- Marília Mendonça
- Jorge & Mateus
No top 5 global, o destaque vai para Taylor Swift, que superou o rapper porto-riquenho Bad Bunny, que liderou no ano passado, mas é vice-líder neste ano
Newsletter
Um boletim com as novidades e lançamentos da semana e um papo sobre novas tecnologias. Toda sexta.
Quero receber- Taylor Swift
- Bad Bunny
- The Weeknd
- Drake
- Peso Pluma
Músicas mais tocadas no Spotify em 2023
No top 5 nacional, também houve domínio do sertanejo.
- "Nosso Quadro", por Ana Castela
- "Leão", por Marília Mendonça
- "Erro Gostoso", por Simone Mendes
- "Bombonzinho", por Israel & Rodolffo e Ana Castela
- "Seu Brilho Sumiu", por Israel & Rodolffo e Mari Fernandez
Lá fora, quem levou a melhor foi a cantora Miley Cyrus. Outro destaque é "As it was", de Harry Styles, que foi líder no ano passado, mas continuou no top 5 deste ano.
- "Flowers", por Miley Cyrus
- "Kill Bill", por SZA
- "As It Was", por Harry Styles
- "Seven (feat. Latto)", por Jung Kook
- "Ella Baila Sola", por Eslabon Armado e Peso Pluma
Podcasts mais escutados no Spotify brasileiro
- Podpah
- Mano a Mano
- Café da Manhã
- Psicologia na Prática
- Não Inviabilize
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.