App espião ou ajuda com filhos? Como funciona app que rastreia parentes

Você precisa saber se seu filho chegou ao local combinado? O app Life 360 oferece este tipo de informação de forma automática para os pais. Além disso, é uma maneira de filhos se comunicarem com os responsáveis ou até enviar um pedido de ajuda com apenas um toque.

Não custa lembrar que o rastreamento de localização é um procedimento invasivo e deve ser feito com consentimento das partes. Fazer isso sem diálogo pode afetar negativamente o relacionamento entre pais e filhos, quebrando a confiança.

O que faz o Life360?

É um aplicativo de controle parental que funciona tanto em Android como iOS. Não chega a ser um app espião em si - a pessoa consegue perceber que o aplicativo está instalado no celular.

Ele permite que pais saibam a localização do celular dos filhos por meio de um mapa. Também ficam disponíveis informações como o nível de bateria e se permite recebimento de alertas quando eles chegarem ou saírem de determinados locais (como a escola, por exemplo). O app consulta sensores do telefone, como o GPS.

Versão paga custa US$ 5 por mês - cerca de R$ 25. É possível configurar múltiplos locais, histórico de localização nos últimos 30 dias e até monitoramento de condução (se ocorrer algum acidente de carro, ele avisa os contatos selecionados) - ao analisar o acelerômetro do celular, ele consegue saber se houve algum tipo de intercorrência.

Para o app funcionar, os responsáveis precisam criar um círculo - um grupo de pessoas. Por meio de um celular "administrador", é possível gerar um código a ser digitado nos outros aparelhos com o Life 360 instalado - isso fará com que os telefones passem a fazer parte do círculo. Após isso, é só configurar os tipos de alertas.

Outros usos. No site da desenvolvedora, a companhia ressalta que o app pode ainda ser uma solução para casais, famílias com idosos ou até mesmo monitorar filhos que começaram a dirigir.

Não quero ser monitorado

Por não ser um app espião, é possível desinstalá-lo do celular, porém os responsáveis saberão. Na internet, há ainda formas de burlar rastreamentos. Dos mais simples ao mais sofisticado. O mais fácil envolve colocar o celular no modo avião ou desligar os dados móveis. Outra solução complexa é usar apps que permitem mentir a localização.

Continua após a publicidade

Alternativas

Compartilhar a localização é uma solução que tanto iOS como Android já contam com opções nativas. No caso do sistema da Apple, ele apenas funciona entre aparelhos da marca; já o Google conta com o app Family Link, que funciona tanto em Android como no iOS.

Apple

É necessário configurar o Compartilhamento Familiar.

Para isso, vá em Ajustes > [Seu Nome] > Compartilhamento Familiar e siga as instruções. Lá, você deve se designar como responsável

Para adicionar membros a um grupo familiar, vá em Ajustes > Família e toque em + no canto superior direito. Por fim, toque em "Convidar pessoas".

Continua após a publicidade

Para saber a localização de um membro da família, vá em Ajustes > Família > Compartilhamento de Localização. Lá é possível marcar com quem se quer compartilhar a localização - no caso de membros do grupo,

Por fim, para localizar o dispositivo de um familiar basta entrar no app Buscar e ver no mapa.

Android

O Google tem um app chamado Family Link (disponível para Android e iOS). Lá, é possível designar uma conta de um responsável e depois conectar às contas dos supervisionados - celular das crianças também deve ter o app Family Link instalado.

Para saber a localização, abra o app Family Link (após configuração de responsável e membros), toque em Localização > Configurar Localização. Toque na pessoa cadastrada e clique em ativar.

Por fim, aparecerá um mapa.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.