'Teia' de casas na árvore e bunker: o projeto secreto de Zuckerberg
De Tilt, em São Paulo
26/12/2023 04h00
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, está construindo um complexo residencial em Kauai, uma das ilhas do Havaí, nos Estados Unidos. O projeto secreto terá um bunker subterrâneo e outros recursos de segurança.
O que já se sabe
As pessoas envolvidas na construção do local não têm permissão para comentar sobre o projeto, de acordo com reportagem da revista Wired. Carpinteiros, seguranças e eletricistas teriam assinado um acordo de confidencialidade.
Trabalhadores envolvidos afirmaram que colegas foram removidos da equipe por postarem sobre a construção de Zuckerberg nas redes sociais.
"É o clube da luta. Não falamos sobre o clube da luta", explicou um ex-funcionário à revista em referência ao filme de 1999.
O projeto custará em torno de 270 milhões de dólares —na conversão, daria aproximadamente R$ 1,3 bilhão.
Os detalhes das mansões e o abrigo subterrâneo
A propriedade, conhecida como Koolau Ranch, ocupa uma área comparável a um campo de futebol profissional. O terreno é protegido por um muro de 1,80 metro.
O complexo terá edifícios com pelo menos 30 quartos e 30 banheiros no total. Um deles vai incluir uma academia completa, piscinas, sauna, banheira de hidromassagem e quadra de tênis.
O projeto tem duas mansões centrais, com vários elevadores, escritórios, salas de conferências e uma cozinha de tamanho industrial.
As mansões são unidas por um abrigo subterrâneo (bunker) de 464 metros quadrados, com seus próprios suprimentos de energia e alimentos.
O esconderijo terá área de estar e uma escotilha de fuga que pode ser acessada por uma escada.
O planejamento do projeto inclui ainda "uma teia" de 11 casas na árvore. Elas serão interligadas por pontes de corda, permitindo que os visitantes passem de um prédio para outro.
O projeto terá diversos recursos de segurança, como mais de 20 câmeras em apenas uma das construções, além de portas a prova de som ou "portas cegas" (que ficam camufladas na parede).
Segurança em quadriciclos. Guardas vigiam um portão de entrada e patrulham as praias vizinhas em veículos especiais.
Zuckerberg já organizou dois eventos corporativos no complexo. De acordo com a revista, a escala do projeto sugere que será mais do que uma casa de férias pessoal.