Empresa parceira da Ray-Ban anuncia aparelho auditivo em formato de óculos
Não é só uma armação de óculos e não é um aparelho auditivo. A tecnologia do Nuance Audio funciona como ambos. Criado pela empresa EssilorLuxottica, o modelo foi anunciado durante a CES 2024, uma das maiores feiras de tecnologias do mundo, que acontece até sexta-feira (12) em Las Vegas (EUA).
O nome da empresa pode não ser tão familiar aos brasileiros, mas é a mesma companhia responsável por fabricar as lentes de óculos de marcas famosas como Oakley e Ray-Ban.
O modelo da Meta, que funciona com câmeras integradas e inteligência artificial, inclusive, está em exibição na CES a partir da EssilorLuxottica. A companhia produz ainda lentes de contatos e tem em seu portfólio marcas como Varilux e Transitions.
Como funciona?
O Nuance Audio foi desenvolvido para pessoas com perda auditiva de leve a moderada, segundo a companhia.
A armação, segundo a empresa, foi criada para ser elegante e com solução auditiva "invisível". Isso porque, no lugar dos aparelhos que funcionam encaixados na orelha, o dispositivo é igual a um óculos padrão.
Ao usar inteligência artificial e microfones embutidos, a tecnologia identifica o som externo (como uma pessoa falando) e o amplifica para o usuário. O processo é parecido ao usado pelo Ray-Ban Meta, que possui uma estrutura bem próxima a orelha capaz de reproduzir músicas, por exemplo.
"O conjunto de microfones [...] captura sons da direção para a qual o usuário está voltado. Esses sons são instantaneamente processados digitalmente e transmitidos para micro alto-falantes incorporados na armação dos óculos, entregando-os diretamente aos ouvidos do usuário", destacou a empresa. "O volume do dispositivo pode ser controlado diretamente pelos óculos, pelo aplicativo complementar ou por um controle remoto elegante e de bolso."
De acordo com Fabrizio Ugozzoni, presidente da EssilorLuxottica para a América do Norte, o som é capaz de acompanhar o movimento da cabeça. Ele será vendido com uma base de recarga e controle remoto.
Espera-se que a armação Nuance Audio seja lançada no segundo semestre do ano na América do Norte. O preço pode girar em torno de US$ 1.000. A empresa aguarda autorização dos órgãos reguladores por se tratar também de um aparelho com tecnologia auditiva.
*A jornalista viajou a convite da LG.
Deixe seu comentário