'Descobri que meu perfil foi clonado no Kwai e tinha 67 mil seguidores'

A ilustradora e produtora de conteúdo Mariana Souza, de 32 anos, descobriu de forma inusitada, na última semana, um perfil em seu nome no Kwai —aplicativo que ela nem sequer conhecia, até o episódio.

Moradora de Recife, ela conta que foi abordada por um seguidor em um passeio com a família.

A pessoa falou: 'eu sigo você no Kwai'. E eu respondi: 'mas eu não tenho um perfil lá'.
Mariana Souza, ilustradora

Quando teve acesso ao conteúdo, ela descobriu que os vídeos do seu TikTok e Instagram estavam sendo reproduzidos sem a sua autorização. Além de Mariana, os dois filhos dela, que têm menos de 18 anos, também aparecem nas imagens. A conta tinha quase 70 mil seguidores e 612 vídeos publicados.

'É bem revoltante'

Mariana só criou perfil no Kwai depois que soube da conta fake. "Eu nunca tive conta no Kwai, até que fui com a minha família fazer um passeio e uma pessoa falou que me seguia lá. Eu falei: 'como assim?'", contou ela, em entrevista ao UOL.

Tinha um perfil lá, não sei se controlado por uma pessoa ou um bot (robô), pegando os meus conteúdos, copiando legenda e postando lá. Tive que criar uma conta para reivindicar a queda do perfil falso.
Mariana Souza, ilustradora

Denúncia foi feita no aplicativo. "Depois que encontrei esse perfil, fiz a denúncia formalmente pelo próprio aplicativo. Eles me responderam por e-mail em menos de 24 horas, pediram alguns documentos e o perfil que estava sendo copiado", contou ela. Além da denúncia formal, Mariana recorreu ao ReclameAqui e pediu para os seguidores denunciarem.

Perfil saiu do ar do último final de semana. A ilustradora chegou a entrar em contato com uma advogada especializada em crimes cibernéticos, mas não pretende tomar medidas legais agora, já que a página foi derrubada. "Como a conta caiu, eu vou ficar em observação pra ver se, porventura, ela volta. Mas acho improvável."

Continua após a publicidade
Perfil falso criado em nome de Mariana
Perfil falso criado em nome de Mariana Imagem: Reprodução/Kwai

Outros perfis foram clonados. Depois de receber ajuda dos seguidores, Mariana descobriu que seu perfil não era o único clonado no aplicativo. "Foi um mutirão de denúncia, muita gente falou: 'Mari, tem perfil meu lá, nunca nem usei essa plataforma'. É bem revoltante, não tem nenhum tipo de escrúpulo."

Ela não sabe como perfil surgiu, mas não descarta a possibilidade de ter sido um robô. "Não sei como alguém conseguiu se cadastrar se passando por mim, não sei se foram usados outros documentos na hora de fazer a conta e depois eles mudaram a foto e nome. Mas é algo muito robótico, a ordem de vídeos postada, as legendas que são idênticas, a sequência de vídeos."

Ilustradora produz conteúdo sobre artes e estilo de vida há cerca de 10 anos, onde compartilha o dia a dia e a rotina da sua família. Seu foco mais é no Instagram, onde tem 174 mil seguidores. No TikTok, Mariana costuma postar recortes da outra rede. Lá tem quase 800 mil seguidores.

Kwai confirma que removeu perfil

Empresa removeu perfil falso após análise. "Após uma análise rigorosa, a conta em questão foi removida, em conformidade com as políticas e procedimentos internos da plataforma. É importante reiterar que o Kwai coíbe a criação e publicação de conteúdos não autênticos, conforme suas Diretrizes da Comunidade", disse a rede social em nota.

Continua após a publicidade

Kwai afirmou estar comprometido com "ambiente seguro". "A plataforma entende a dificuldade que todas as empresas de tecnologia enfrentam sobre a questão de conteúdos autorais no meio digital e reforça seu compromisso em garantir um ambiente seguro e respeitoso para todos os seus usuários."

Ao receber relatos de atividades fraudulentas ou abusivas, todos os casos são prontamente analisados por mecanismos de segurança que atuam 24 horas por dia, combinando inteligência artificial e análise humana, para identificar qualquer violação das políticas do app.
Kwai, em nota

Rede não confirmou se perfil ganhou dinheiro com o conteúdo. Questionada se a conta em nome da ilustradora pode ter monetizado pela quantidade de seguidores, a empresa afirmou que "de acordo com as regras e termos de uso da plataforma, o Kwai não monetiza vídeos com base na quantidade de visualizações dos mesmos".

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.