Contra 'gatonet', TV paga inclui Netflix e Globoplay em pacotes no Brasil

Como estratégia de combater o 'gatonet' e a consequência queda de contratações que atingem o Brasil nos últimos anos, as TVs por assinatura visam as plataformas de streamings como aliadas para retenção de clientes e diminuir a sangria vivida no mercado.

No Brasil, o percentual de domicílios com plano de TV paga caiu de 33,9% para 27,7%, entre 2016 e 2022, segundo o IBGE. Nesse mesmo período, o streaming chegou a 43,4% dos lares.

Uma das medidas adotadas em outros lugares do mundo é a oferta de TV por assinatura junto com alguma plataforma de streaming pelo mesmo valor. A Sky oferece isso na Europa desde 2018.

"A gente entende que nos últimos anos, desde 2015, houve uma mudança no mercado pelos streamings, não apenas na oferta e distribuição, mas no comportamento de consumo. O cliente passou a consumir o conteúdo na hora que quer", comenta Ricardo Falcão, diretor da Claro tv+, que inicia nesta terça-feira (16) a oferta de conteúdos da Netflix dentro de sua plataforma.

A estratégia de inclusão de conteúdo de Netflix e Globoplay na Claro tv+ é inédita no Brasil. Falcão diz que, com esse movimento, a expectativa é de que a operadora tenha uma guinada a partir do segundo semestre de 2024, sobretudo por também atacar a pirataria.

Em 2023, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) bloqueou 3.000 endereços do "gatonet", que são TVs boxes não homologadas que retransmitem indevidamente sinais de canais de TV por assinatura com preço muito abaixo do mercado.

"Talvez [a pirataria] seja o maior concorrente da TV por assinatura. Fora o que a Anatel tem feito para combater à pirataria, entendemos que com uma oferta competitiva e de alto valor conseguimos competir até com esse mercado ilegal", avalia Falcão.

Todos os clientes terão acesso a TV por assinatura, Netflix e Globoplay em uma assinatura única via Claro tv+ por R$ 109,90 —que já era cobrado dos clientes da TV por assinatura—, preço mais em conta do que a contratação separada dos serviços. Os planos estão disponíveis para todos os clientes da TV por assinatura a partir desta terça-feira (16).

Para quem já tem assinatura na Netflix e Globoplay, o acesso aos streamings pode ser feito por login no app da Claro tv+. Assim, será cobrado apenas uma assinatura.

Continua após a publicidade

Para Falcão, as parcerias entre TV por assinaturas e streamings são um caminho sem volta no mercado.

Nós entendemos que precisamos ser um agregador de conteúdo no qual os clientes encontrem o que quiserem numa única plataforma. Ricardo Falcão, da Claro tv+

"Acho que isso é uma tendência. E será uma prática inevitável. Evidentemente que isso exige investimentos tecnológicos, porque não é apenas uma parceria, e, sim, a inclusão do conteúdo dos streamings na plataforma da TV por assinatura", conclui.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.