Teve o cartão clonado? Veja como resolver direto no app do seu banco
Se apareceu uma compra suspeita na fatura do seu cartão de crédito, desconfie, pois seu cartão de crédito pode ter sido clonado, algo que tira o sono dos brasileiros: 78% temem ser vítima do golpe, segundo pesquisa de 2023 divulgada pela empresa de cibersegurança Silverguard.
A clonagem consiste em usar os dados do cartão para realização de compras virtuais sem a anuência do titular do cartão. Os golpistas têm acesso às informações tanto por vazamento de dados em compras online ou até mesmo presenciais, por meio de maquininhas infectadas por vírus.
De acordo com o IDCiber (Instituto de Defesa Cibernética), alguns indícios de transações anormais apontam para a clonagem do cartão:
- Compras não reconhecidas
- Compras em outras cidades
- Várias compras seguidas
- Erros inesperados para transações em sites ou em maquininhas
- Uso do limite de forma inesperada
Como resolver o cartão clonado no app do banco
Ao ter o cartão clonado, a recomendação do IDC (Instituto de Defesa do Consumidor) é a contestação da compra e o pedido de seu bloqueio imediato para evitar a continuidade do uso ilegal.
Muitos bancos, inclusive, oferecem opção para resolver o problema direto em seu aplicativo. A seguir, mostramos como fazer isso em seis deles:
- Banco do Brasil
No app do Banco do Brasil vá em Menu
Depois, clique em Cartões
O próximo passo é escolher a opção Consultar fatura
Em seguida, Contestar compras no crédito
Selecione o cartão no qual acredita que está clonado e selecione a compra e depois em Contestar para seguir as orientações na tela.
Depois da contestação, você pode bloquear o cartão. No Menu, escolha a opção Cartão
Vá agora em Liberar e bloquear cartão e escolha Bloquear, selecionando qual dos vinculados à conta será suspenso. O BB informa que a comunicação da clonagem do cartão ou contestação de compra também pode ser feita pela Central de Atendimento.
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Quero receberO que diz o banco: o BB orienta que "ao identificar uma operação não reconhecida no cartão de crédito é necessário entrar em contato com o banco ou com a operadora de crédito para solicitar o bloqueio do cartão e contestar as transações indevidas. Todos os processos de contestação são analisados por área técnica que identifica as responsabilidades das partes, cliente e banco, na ocorrência".
- Bradesco
Abra o app Bradesco Cartões e selecione o cartão desejado
Clique na compra que será contestada e depois em Não reconheço essa compra
Após isso, o app dará a opção de bloquear ou não o cartão.
O atendimento também pode ser feito por telefone: 4002-0022 ou 0800-570-0022
O que diz o banco: "Cartões Bradesco possuem tecnologia que evitam clonagens, por meio da utilização de chip e senha. A partir da abertura da contestação pelo cliente, as avaliações são feitas por uma equipe especializada que fará a avaliação do caso", explicou em nota.
- Caixa
Via aplicativo, a contestação de compras de cartão clonado foi ser feita pelo app Cartões Caixa
Abra o aplicativo e clique em Histórico de Compras
Em seguida, abra o detalhamento da compra e toque em Contestar
O passo seguinte é informar o motivo da contestação da compra.
Após isso, efetue o bloqueio temporário do cartão. Na tela inicial do app, escolha a opção Liga/Desliga
O atendimento também pode ser feito via telefone: 4004-0104 ou 0800-104-0104.
O que diz o banco: a Caixa afirma que "o banco busca estar à frente das possíveis fraudes e trabalha junto aos seus fornecedores para o aprimoramento contínuo dos mecanismos de identificação. Os critérios de segurança de acesso aos aplicativos e movimentações financeiras são continuamente aprimorados, acompanhando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a maneira de operar de fraudadores e golpistas."
- Itaú
No aplicativo Itaú, vá em Produtos e depois em Cartões
Em seguida, escolha a opção Contestar Compra
Selecione a compra que deseja contestar e depois em Reportar problema, seguindo as orientações na tela.
Em seguida, bloqueie o seu cartão de crédito. Clique em Menu e depois em Atendimento
Toque em Chat e escolha a opção Cartão de Crédito para seguir as orientações.
Se não conseguir via app, você pode entrar em contato com a central de atendimento de cartões: 4004-4828 ou 0800-790-4828.
O que diz o banco: o Itaú não respondeu diretamente sobre como procede sobre cartões clonados. O texto será atualizado em caso de manifestação da instituição financeira.
- Santander
No app Santander acesso Menu e depois Cartões
Vá em Fatura, clique na compra que deseja contestar e depois em Não reconheço essa compra e informe o problema
Após isso, você pode bloquear ou não o cartão quando perguntado na tela
O serviço também pode ser feito via telefone: 4004-3535 ou 0800-702-3535
O que diz o banco: "o Santander faz campanhas contínuas sobre a prevenção para orientar seus clientes sobre como agir para evitar fraudes praticadas por terceiros".
- Banco BV
Abra o app do Banco BV, e vá para a área de Cartões
Selecione a compra que deseja contestar e clique em Reportar Problemas
O Cartão cuja a compra está sendo contestando será cancelado e emitido um novo
Após preencher as informações sobre o que levou a reportar o problema, o pedido de contestação é realizado e vai para análise, tudo pelo app. Caso o cliente deseje ele pode também solicitar pelo atendimento 3003-1616 ou 0800 701 8600.
O que diz o banco: "o banco BV possui mecanismos de segurança para identificar transações atípicas e alertas aos clientes quanto a legitimidade, caso o cliente não reconheça os lançamentos pode contestar através do app, ou por meio de mensagem SMS".
Quem paga a fatura pelas compras do cartão clonado
Diego Moreira, diretor de segurança da informação do IDCiber, diz que a contestação e bloqueio imediato do cartão é imprescindível para estancar o golpe.
"A primeira coisa a se fazer é entrar em contato imediatamente com a instituição bancária pelo canal oficial comunicando o ocorrido em detalhes, solicitando o bloqueio imediato do cartão e a contestação das transações. Sempre evidencie o atendimento com os números de protocolo e demais procedimentos a serem realizados", recomendou.
A orientação também é do Instituto de Defesa do Consumidor. Segundo a diretora jurídica, Renata Abalém, o estorno das compras com cartão clonado é analisado caso a caso. Os bancos avaliam o histórico de transações do titular para apontar se o cliente foi vítima de um golpe. São levados em conta para a análise o horário, item comprado, estabelecimento, dia e localização onde teria sido feita a transação.
Até um tempo atrás, a vítima teria que amargar o prejuízo, mas as coisas mudaram pelo entendimento de decisões judiciais. Os próprios bancos estão sendo muito maleáveis sobre as contestações e estornos dos valores, mas é importante que se comprove a fraude. Renata Abalém, do IDC
"Uma das primeiras coisas a se fazer é o Boletim de Ocorrência. Depois, quando o banco ver a compra e os estabelecimentos, normalmente vai perceber que os golpistas utilizam o cartão para compras diferentes das usuais e que não faz parte do perfil do consumidor", explica.
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