No BBB, Michel diz ter caído no 'golpe do Hurb'; o que foi a crise?
Colaboração para Tilt, em São Paulo
18/01/2024 04h02
O BBB Michel revelou ao participante Vini que foi uma das pessoas que acabaram caindo no golpe de viagens do Hurb, antigo Hotel Urbano.
Afinal, o que aconteceu com o Hurb?
Durante a pandemia de covid-19, a empresa vendeu pacotes mais baratos para reforçar o caixa, apostando que isso se equilibraria quando o turismo fosse retomado, uma prática diferente da adotada pela concorrência.
O problema é que a inflação no período e no pós-pandemia fez o preço de passagens e hospedagem aumentar muito, o que impediu a plataforma de honrar os compromissos.
Como os hotéis só recebem depois que o cliente conclui a viagem, os parceiros passaram a recusar as reservas.
O que disse a empresa?
Em nota, em 2023, a Hurb informou que "mobilizou uma força-tarefa para normalizar a situação com cada parceiro no menor prazo possível".
Como garantir seus direitos
O Código de Defesa do Consumidor continua valendo mesmo que seja uma plataforma digital e a negociação com os clientes ser feita online. O Hurb tem a obrigação de prestar o serviço da forma como foi contratado - ainda que com atraso ou mudança nas datas - ou cancelar o contrato e reembolsar os valores pagos integralmente.
O recomendado é que a pessoa tente, primeiramente, um acordo administrativo com a empresa por meio dos canais de comunicação. Procure telefones, chats e atendimentos que possam fazer com que as entidades sejam notificadas sobre seu problema. Quando não ocorre um acordo imediato com as companhias, o recomendado é registrar reclamações em sites como Reclame Aqui, Consumidor.gov.br e Procon.
Por último, quando não há uma resolução por meio desses canais, o recomendado é ir para a Justiça. A pessoa pode entrar no juizado especial e se a ação for de até 20 salários mínimos não é necessário advogado.