Nasa busca candidatos para missão simulada de um ano em Marte; veja regras
A Nasa abriu inscrições para candidatos que queiram participar de uma missão simulada de um ano em Marte.
O que aconteceu
A jornada está prevista para começar na primavera de 2025. Esta será a segunda de três missões terrestres planejadas.
O objetivo é ajudar na pesquisa da agência para a exploração humana no Planeta Vermelho. As missões envolvem uma tripulação voluntária de quatro pessoas, e são chamadas de Chapea (algo como Simulação de Exploração de Saúde e Desempenho de Tripulação, em tradução livre).
Missão é realizada no Texas. O local é um habitat impresso em 3D de 157m² localizado no Johnson Space Center da Nasa em Houston.
O habitat, chamado Mars Dune Alpha, simula os desafios de uma missão em Marte. Isso inclui limitações de recursos, falhas de equipamentos, atrasos na comunicação e outros fatores ambientais.
A tripulação passará por diferentes simulações. As tarefas incluem caminhadas espaciais, operações robóticas, manutenção de habitat, exercícios e crescimento de culturas.
Como se inscrever?
O prazo para inscrições é até 2 de abril. Os interessados devem acessar o site da Nasa e preencher um formulário.
Quem pode participar?
- Cidadãos ou residentes permanentes dos Estados Unidos, com proficiência em inglês (para comunicação eficaz entre os colegas de equipe e o controle da missão).
- Não fumantes, saudáveis e motivados;
- Com idade entre 30 e 55 anos.
Seleção seguirá critérios padrão da Nasa para candidatos a astronautas. Por isso, é preciso também ter um mestrado em uma área como engenharia, matemática ou ciências biológicas, físicas ou da computação, de uma instituição credenciada com pelo menos dois anos de experiência profissional ou um mínimo de mil horas pilotando uma aeronave.
Aqueles que tiverem doutorado saem na frente. Segundo a Nasa, "serão considerados candidatos que tenham concluído dois anos de trabalho em um programa de doutorado em ciências, tecnologia, engenharia e matemática, concluído um curso de medicina ou um programa piloto de teste".
"Com quatro anos de experiência profissional, podem ser considerados candidatos que tenham concluído o treinamento de oficial militar ou um diploma de bacharel em ciências", diz o anúncio da agência.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.