Fuja dos golpes: como você deve se proteger ao pagar por aproximação

Os relatos sobre golpes relacionados a pagamentos por aproximação são cada vez mais frequentes nas redes sociais. Histórias desse tipo preocupam, mas não devem causar pânico - o importante é se prevenir.

Modalidade segura

O pagamento por aproximação, conhecido como "contactless" (em português, "sem contato"), se popularizou ainda mais durante a pandemia covid-19, por não demandar contato direto com as maquininhas, e funciona de forma simples, graças a uma tecnologia chamada NFC (Comunicação de campo próximo, em português).

A NFC permite que o consumidor "se comunique" diretamente com a pessoa ou instituição que vai receber o valor.

Vale saber que, por funcionar somente entre dois dispositivos, um terceiro não é capaz de roubar dados durante a transação para clonar o cartão. Ou seja, as transações realizadas por aproximação são seguras.

Não caia em golpes

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Imagem: Divulgação

Embora essa forma de pagamento dificilmente falhe, golpistas são criativos e fazem o que podem para induzir as pessoas a abrirem brechas para golpes. Normalmente criam histórias e usam de estratégias de distração. Veja a seguir como se prevenir:

  • Antes de aproximar seu cartão, celular ou smartwatch, cheque sempre o valor indicado no visor da maquininha;
  • Não faça nenhum pagamento se notar que o visor da maquininha está quebrado ou danificado - isso pode comprometer sua visualização correta;
  • Também não aproxime se perceber que o vendedor está tentando esconder algo com o dedo, as mãos ou fitas adesivas;
  • Desconfie dos "presentes surpresas" e não pague por nenhum produto ou serviço que não solicitou - ainda que o valor pareça baixo;
  • Nunca entregue seu cartão nas mãos vendedor para garantir que ele não seja trocado ou que seus dados não sejam vazados;
  • Ative as notificações das compras junto a sua instituição financeira para receber avisos no celular sobre todas as transações realizadas;
  • Se perceber que caiu em um golpe, imediatamente ligue para o banco para bloquear o cartão e faça um boletim de ocorrência.

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